Empresas

Fortuna do dono da Zara engorda 800 milhões esta quinta-feira

Fundador da Inditex, Amancio Ortega. Fotografia: REUTERS/Miguel Vidal
Fundador da Inditex, Amancio Ortega. Fotografia: REUTERS/Miguel Vidal

Amancio Ortega, fundador e principal acionista da Inditex, vai receber 813,1 milhões de euros em dividendos. E não se fica por aqui.

Amancio Ortega é um dos homens mais ricos do mundo. Fundou primeiro a cadeia de roupa Zara e a partir daí um império: a Inditex é a empresa que detém marcas como Bershka, Pull and Bear, Massimo Dutti, além da própria Zara. A distribuição de dividendos aos acionistas por parte da Inditex (empresa que foi fundada por Ortega e da qual o empresário é o maior acionista) vai permitir à carteira de Ortega engordar ainda mais.

Só esta quinta-feira, de acordo com o jornal espanhol Cinco Días, o empresário espanhol vai receber 813,1 milhões de euros, naquela que será a primeira distribuição de dividendos aos acionistas da empresa neste ano. É que no total, o dono da Zara vai receber 1.626,2 milhões de euros em remunerações pagas aos acionistas pela empresa, cerca de mais 240 milhões de euros face ao ano passado. No valor que Amancio Ortega vai encaixar este ano está incluindo o dividendo ordinário e o dividendo extraordinário de um euro por ação a distribuir em três anos que a retalhista de vestuário vai propor distribuir na assembleia de acionistas, detalha o jornal.

Ortega tem uma participação de quase 60% na Inditex, o que corresponde a uma conjunto de 1.848 milhões de ações. No total, a Inditex vai remunerar os acionistas em 2.742 milhões de euros este ano, um valor que fica acima dos 2.335 milhões de euros pagos no ano passado.

Amancio Ortega fundou a Zara em 1975 na Corunha (Espanha), tendo a partir daí procedido à abertura de outras lojas e marcas que estão agora dentro do grupo Inditex. Cotada em bolsa desde o início da década de 2000, a Inditex é um dos maiores grupos mundiais de têxtil. Ortega deixou a presidência executiva do grupo em 2011 e passou o comando para Pablo Isla, que ocupa ainda o cargo. O empresário espanhol tem ainda vários investimentos nomeadamente na área do imobiliário, tanto em Espanha como em outros países.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Zalando é uma das maiores empresas de moda online a nível europeu. (Fabrizio Bensch/REUTERS)

Zalando sai de Portugal um ano depois de investir 3 milhões

( Filipe Amorim / Global Imagens )

Atlético de Madrid propõs ao Benfica 126 milhões de euros por João Félix

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

Outros conteúdos GMG
Fortuna do dono da Zara engorda 800 milhões esta quinta-feira