Mercados

Só três ações escaparam às quedas no PSI20. Houve sete a perder mais de 20%

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A bolsa nacional não resistiu a um ano negativo nos mercados globais. O índice de referência fecha 2018 com uma desvalorização de 12%.

O ano de 2018 não deixa grandes recordações para as bolsas. Para a maior parte dos mercados foi o pior ano desde a grande crise financeira de 2008. O índice que mede o desempenho das bolsas mundiais, o MSCI World, perdeu mais de 11% este ano. E o Stoxx 600, que agrupa as 600 cotadas mais representativas da Europa, cedeu mais de 13%.

O menor apoio dos bancos centrais, eventos como o Brexit, os receios de um abrandamento económico, a guerra comercial entre Trump e a China foram alguns dos fatores a pressionar as bolsas. O PSI20 não escapou ao sentimento negativo.

Leia também: O inverno chegou às bolsas. E teme-se que seja longo

O índice de referência do mercado português perdeu 12,19%, o pior ano desde o colapso do BES em 2014. Apenas três cotadas do PSI20 terminaram o ano no verde. A Altri teve o melhor desempenho do ano. E a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da China Three Gorges, que foi anunciada em maio, segurou as ações da EDP e da EDP Renováveis em terreno positivo.

De resto, foi tudo a descer. Mais de metade das cotadas do PSI20 sofreu desvalorizações acima de 10%. A pior ação do ano foi a Mota-Engil. Os títulos da construtora perderam mais de metade do valor em 2018.

(Título corrigido às 16:37 no número de ações a perder mais de 20%)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Só três ações escaparam às quedas no PSI20. Houve sete a perder mais de 20%