Bolsa

General Electric deixa Dow Jones após um século

A General Electric pretende realizar um spin off da sua unidade de saúde.
A General Electric pretende realizar um spin off da sua unidade de saúde.

Depois de mais de 100 anos, a General Electric vai abandonar o Dow Jones. Saída será efectivada a 26 de junho

Mais de 100 anos depois, a General Electric (GE) vai deixar o índice Dow Jones sendo substituída pela cadeia farmacêutica Walgreens Boots Alliance, avança a imprensa internacional. A saída da empresa liderada por John L. Flannery tornar-se-á efetiva a partir de 26 de junho.

E com a saída da GE fecha-se um ciclo naquele que é um dos principais índices bolsistas norte-americanos: vai deixar de ter uma empresa que esteve presente desde a fundação, em 1896, recorda o britânico Financial Times. Ainda assim, a GE é cotada no Dow Jones, de forma contínua, desde 1907.

Para a empresa, a saída de um dos principais índices de Wall Street vai ter poucas consequências práticas, salienta o jornal, embora seja o reflexo do declínio do grupo industrial. Na década de 1990, a GE era a maior empresa norte-americana em termos de capitalização bolsista e até 2009 era um dos cinco maiores grupos cotados do mundo.

Contudo, os problemas que empresa tem enfrentado nos últimos anos – tendo atualmente em curso um processo de restruturação – deixaram a sua marca e retiraram muito valor à empresa. Atualmente, a GE tem uma capitalização bolsista na casa dos 113 mil milhões de dólares, tendo sido eliminado cerca de 40% do seu valor no último ano.

Apesar desta queda do valor de mercado, a General Electric continua a ter uma capitalização bolsista superior a outras empresas listadas no Dow Jones. O jornal britânico explica no entanto que esta saída “reflete a natureza idiossincrática” do índice que tem 30 empresas avaliadas pelo preço das ações em vez de pela capitalização bolsista.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

General Electric deixa Dow Jones após um século