Bolsa

Greenspan avisa os investidores para se protegerem

Alan Greenspan, ex-presidente da Fed
Alan Greenspan, ex-presidente da Fed

Para o ex-presidente da Fed, a festa em Wall Street acabou. Se as bolsas subirem, a correção será muito dolorosa, avisa.

O ex-presidente da Reserva Federal (Fed), Alan Greenspan, não antecipa uma subida dos mercados acionistas, que caminham para ter em 2018 o pior ano desde 2008.

Greenspan, que avisou há mais de duas décadas sobre a “exuberância irracional” nas bolsas, deixou o alerta numa entrevista à CNN, esta terça-feira.

“Seria muito surpreendente vê-lo estabilizar aqui e em seguida descolar”, afirmou, dando a entender que a festa em Wall Street acabou.

Avisou que os mercados podem ainda subir um pouco mais mas a correção seria dolorosa: “no final dessa subida, fujam e abriguem-se”.

As bolsas têm estado sob pressão nas últimas semanas. Os investidores receiam um abrandamento do crescimento económico mundial.

A Fed prepara-se para anunciar um provável novo aumento das taxas de juro nos Estados Unidos. Será o quarto aumento em 2018, apesar dos sinais de abrandamento do crescimento da economia e da inflação estar controlada.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado a política da Fed e tem feito vários apelos para que não aumente as taxas de juro, porque prejudica o crescimento económico. Bancos antecipam que o crescimento económico no país vai abrandar em 2019 e a economia pode entrar em recessão em 2020, ano de eleições presidenciais.

As incertezas em torno da guerra comercial EUA/China mantêm-se.

Na Europa, cresce o descontentamento social em França, que já obrigou o presidente francês a anunciar medidas para conter a revolta popular, sem sucesso. E o Reino Unido está a viver um momento histórico, com a saída da União Europeia sem rede, o que está a causar instabilidade política interna.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Greenspan avisa os investidores para se protegerem