OPA

Haitong: Oferta da EDP pela Renováveis é “baixa” e “oportunista”

António Mexia, presidente da EDP. Fotografia: Miguel A. Lopes/Lusa
António Mexia, presidente da EDP. Fotografia: Miguel A. Lopes/Lusa

O Haitong vê na EDP um ativo mais atrativo nesta altura, e com uma "melhor remuneração do risco"

A OPA da EDP sobre a EDP Renováveis está a mexer com os mercados. Numa nota de análise publicada esta quinta-feira, os analistas do Haitong classificam a oferta da empresa liderada por António Mexia como “oportunista”, uma vez que “tira partido da recente quebra do desempenho da EDP Renováveis e da disponibilidade de fundos após o negócio da Naturgas”.

Os especialistas do Haitong consideram que a oferta da EDP de 6,8 euros por ação é “baixa” e “não reflete totalmente o valor da EDP Renováveis”, mas duvidam que a EDP aumente o preço.

Como tal, o Haitong vê na EDP um ativo mais atrativo nesta altura, e com uma “melhor remuneração do risco”. Os analistas decidiram por isso rever o preço alvo das ações da energética em alta, de 3,40 euros para 3,55 euros, com um potencial de valorização de 16%, e um reforço da recomendação para “comprar”.

No caso da EDP Renováveis, o cenário é inverso. O Haitong reviu o preço alvo das ações em baixa de 7,9 euros para 6,8 euros, o mesmo valor da OPA, e a recomendação passa de “comprar” para “neutral”.

“O efeito técnico de uma baixa probabilidade de revisão em alta do preço da oferta juntamente com o risco de baixa liquidez no futuro leva-nos a considerar que o valor da EDP Renováveis poderá não ser refletido no mercado no curto prazo”, justificam os analistas do Haitong.

O Haitong refere ainda que a venda da Naturgas por 2,59 mil milhões de euros foi “muito acima do consenso de mercado”. A EDP avaliava a Naturgas em 1,8 mil milhões de euros, enquanto o Haitong situava o valor da empresa nos 2,1 mil milhões de euros. O preço conseguido, concluem os analistas, “reflete o apetite dos investidores por ativos de alta qualidade”.

As ações da EDP estão esta manhã a subir 0,52% para 3,09 euros. Já os títulos da Renováveis avançam 0,09% para 6,91 euros, acima do preço da OPA.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Carteiros

CTT vão entregar cartão de cidadão em casa. Piloto arranca em Oeiras

Haitong: Oferta da EDP pela Renováveis é “baixa” e “oportunista”