Bolsa

Isabel Ucha substitui Paulo Rodrigues da Silva na liderança da Euronext Lisboa

O presidente da Euronext Lisboa, Paulo Rodrigues da Silva, deixará a empresa no final do ano para se dedicar a projetos pessoais.

A entidade que gere a bolsa portuguesa terá uma nova presidente a partir do próximo ano. Isabel Ucha, que já faz parte dos quadros da Euronext, será a presidente executiva a partir do início do próximo ano. Isto depois do atual CEO, Paulo Rodrigues da Silva, ter apresentado a sua demissão para se dedicar a projetos pessoais. Tinha assumido o cargo em março de 2017.

“A Euronext anunciou hoje que o Conselho de Supervisão nomeou Isabel Ucha como CEO da Euronext Lisboa, CEO da Interbolsa e membro do Conselho de Gestão da Euronext NV, a partir de 1 de janeiro de 2019”, disse, num comunicado, a entidade que gere as bolsas portuguesa, francesa, belga, holandesa e irlandesa.

A empresa explica que “esta decisão segue-se depois da resignação de Paulo Rodrigues da Silva da posição de CEO”. A Euronext detalha que o ainda presidente “sairá da empresa no final do deste ano para perseguir projetos pessoais, no campo de empreendedorismo e da academia”.

Isabel Ucha já tinha sido, em 2016, a líder interina da Euronext Lisboa, após a saída de Luís Laginha de Sousa e antes da entrada de Maria João Carioca. Agora, volta a assumir o cargo. A nova CEO está na Euronext Lisboa desde 2007 e faz parte do conselho de administração desde 2014.

“Estou confiante de que a Isabel irá tirar partido do seu conhecimento da Euronext e do ecossistema português para prosseguir de forma bem-sucedida com o impulso que começámos a construir com os nossos clientes, parceiros e funcionários em Portugal”, disse Stéphane Boujnah, o CEO do grupo Euronext.

Antes de ter integrado a Euronext, Isabel Ucha dirigiu o núcleo de emissões e mercados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), desempenhou funções na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e foi sócia de uma empresa de consultadoria.

A nova presidente da Euronext é licenciada em Economia pela Universidade Católica e detém um Master Degree in Finance pela London Business School e um mestrado em Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Atualizada às 17:19 com mais informação

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Utentes à saída de um cacilheiro da Transtejo/Soflusa proveniente de Lisboa, em Cacilhas, Almada. MÁRIO CRUZ/LUSA

Salário médio nas empresas em lay-off simplificado caiu 2%

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Empresas já podem candidatar-se ao novo lay-off

App TikTok

Microsoft estará interessada na compra da operação global do TikTok

Isabel Ucha substitui Paulo Rodrigues da Silva na liderança da Euronext Lisboa