Mercados financeiros

João Sousa Gião reeleito presidente do Comité de Convergência da ESMA

João Sousa Gião, CMVM, Comissão de Mercados valores Mobiliários. Foto: Direitos Reservados
João Sousa Gião, CMVM, Comissão de Mercados valores Mobiliários. Foto: Direitos Reservados

João Sousa Gião foi releito para a presidência do Comité Permanente de Convergência de Supervisão pela ESMA. O mandato termina a 30 de março de 2021.

João Sousa Gião foi reeleito para a presidência do Comité Permanente de Convergência de Supervisão pela Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), de acordo com o comunicado da CMVM. Este será assim o segundo mandato de Sousa Gião na liderança deste Comité. O mandato terminará a 30 de março de 2021.

“O Comité Permanente de Convergência de Supervisão promove, no seio da ESMA, a convergência de supervisão entre as Autoridades Nacionais Competentes dos Estados-membros para a regulação e supervisão dos mercados de valores mobiliários. Para o efeito, o Comité coordena a implementação do Programa Anual de Convergência de Supervisão da ESMA, o qual inclui um conjunto de iniciativas e instrumentos de convergência de supervisão, entre os quais, os exercícios de ‘peer review’, comparando as práticas de supervisão de cada Autoridade Nacional Competente com um padrão previamente definido”, pode ler-se no comunicado.

João Sousa Gião, no documento, nota que: “o trabalho de convergência de supervisão é essencial para fortalecer a solidez e eficácia do atual sistema de supervisão dos mercados europeus, que opera, essencialmente, numa base descentralizada. O foco para os próximos dois anos estará na discussão coordenada de casos reais de supervisão, na organização de bases de conhecimento sobre supervisão e no desenvolvimento de instrumentos comuns de supervisão baseados na quantidade massiva de informação reportada atualmente pelas entidades supervisionadas”.

A ESMA tem uma dezena de Comités Permanentes, compostos por especialistas das Autoridades Nacionais Competentes dos Estados-membros para a regulação e supervisão dos mercados de valores mobiliários. Estes grupos de trabalho são responsáveis pelo desenvolvimento das políticas nas respetivas áreas de atuação.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

João Sousa Gião reeleito presidente do Comité de Convergência da ESMA