Bolsa de Lisboa

Maria João Carioca. Quem é a nova presidente da Bolsa

A nova presidente da Bolsa é, atualmente, membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos

Está escolhida a sucessora de Luís Laginha de Sousa na liderança da Euronext Lisboa. É Maria João Carioca, até agora membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos.

A nova presidente da Bolsa começou a carreira em 1993, como consultora na McKinsey & Company. Passou por vários escritórios da consultora, em Lisboa, Madrid e Amesterdão, e dedicava-se aos setores de serviços financeiros e Administração Pública.

Mais tarde, passou a associate principal da McKinsey e trabalhou com a McKinsey Global Institute para o estudo de 2003 sobre a produtividade de Portugal, que foi conduzido pelo Ministério da Economia.

Em 2004, entrou para a SIBS Pagamentos, unidade do grupo SIBS responsável pela gestão dos pagamentos com cartão Multibanco em Portugal. Liderou o Gabinete Corporativo do grupo entre 2004 e 2008 e foi membro da Comissão Executiva.

Chegou à Caixa Geral de Depósitos em 2013, como membro da comissão executiva, tendo sido responsável por várias áreas do banco: tecnologias e informação, operações, marketing e organização.

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Carioca tem também um MBA pelo INSEAD, tendo completado o programa LCOR na Harvard Business School. Contribuiu para o livro “Conquistar o Futuro da Europa e para as iniciativas “Novo Portugal” e “Portugal Leaping Forward”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Maria João Carioca. Quem é a nova presidente da Bolsa