Bolsa de Lisboa

Maria João Carioca. Quem é a nova presidente da Bolsa

A nova presidente da Bolsa é, atualmente, membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos

Está escolhida a sucessora de Luís Laginha de Sousa na liderança da Euronext Lisboa. É Maria João Carioca, até agora membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos.

A nova presidente da Bolsa começou a carreira em 1993, como consultora na McKinsey & Company. Passou por vários escritórios da consultora, em Lisboa, Madrid e Amesterdão, e dedicava-se aos setores de serviços financeiros e Administração Pública.

Mais tarde, passou a associate principal da McKinsey e trabalhou com a McKinsey Global Institute para o estudo de 2003 sobre a produtividade de Portugal, que foi conduzido pelo Ministério da Economia.

Em 2004, entrou para a SIBS Pagamentos, unidade do grupo SIBS responsável pela gestão dos pagamentos com cartão Multibanco em Portugal. Liderou o Gabinete Corporativo do grupo entre 2004 e 2008 e foi membro da Comissão Executiva.

Chegou à Caixa Geral de Depósitos em 2013, como membro da comissão executiva, tendo sido responsável por várias áreas do banco: tecnologias e informação, operações, marketing e organização.

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Carioca tem também um MBA pelo INSEAD, tendo completado o programa LCOR na Harvard Business School. Contribuiu para o livro “Conquistar o Futuro da Europa e para as iniciativas “Novo Portugal” e “Portugal Leaping Forward”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

(João Manuel Ribeiro/Global Imagens)

Clientes com mais de 10 mil euros no BCP começam a pagar comissão

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

Maria João Carioca. Quem é a nova presidente da Bolsa