OPEP

OPEP diz que mercado “reagiu bem” à redução da oferta

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

O presidente em exercício da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP afirmou que o mercado "reagiu bem" à redução da oferta.

O presidente em exercício da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohamed Saleh al-Sada, afirmou hoje que o mercado “reagiu bem” à redução da oferta por parte dos principais produtores.

“Penso que o mercado reagiu bem e vocês podem ver o declínio da oferta”, declarou Sada, ministro da Energia do Qatar, aos jornalistas, em Doha.

Membros e não-membros da OPEP acordaram, no final do ano passado, cortar a produção de petróleo em cerca de 1,8 milhões de barris por dia, inicialmente para seis meses a contar desde o início deste ano.

No acordo ratificado em dezembro em Viena, os 13 países da OPEP comprometeram-se a reduzir em 1,2 milhões de barris por dia a produção nos primeiros seis meses de 2017, com a Arábia Saudita a aceitar grande parte da redução.

Outros 11 países produtores alheios ao grupo – como a Rússia, o México ou o Cazaquistão – uniram-se ao corte e acordaram tirar do mercado 558.000 barris adicionais, fazendo com que no total a produção se venha a reduzir em 1,758 milhões de barris por dia.

O petróleo terminou 2016 com uma forte recuperação graças a esse acordo para reduzir a produção, deixando para trás a debilidade que se viveu durante parte do ano passado, com o barril a negociar abaixo dos 28 dólares.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Exportações e turismo afundam 9,6% e geram recessão de 2,3% no 1º trimestre

Cartões de crédito e débito. Fotografia: Global Imagens

Malparado: 10% das famílias com crédito está em incumprimento

Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Um quarto das empresas de alojamento e restauração está em incumprimento

OPEP diz que mercado “reagiu bem” à redução da oferta