supervisão

Presidente da CMVM soma mais um cargo internacional

Gabriela Dias,  presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)
Gabriela Dias, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

Gabriela Figueiredo Dias foi eleita como representante europeia para o órgão máximo da Organização Internacional de Comissão de Valores.

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, foi eleita como representante europeia para o órgão máximo da Organização Internacional de Comissão de Valores, anunciou o supervisor financeiro português.

“A eleição dos candidatos teve lugar através de votação pelos membros do comité regional europeu, sendo esta uma nomeação institucional para o período 2018-2020, e que será assegurada pela presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias”, diz a CMVM em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A presença da CMVM na Organização Internacional de Comissão de Valores (com a sigla IOSCO em inglês) é assim reforçada, já que o supervisor português está presente em pelo menos três comités.

Além do novo cargo, Gabriela Figueiredo Dias é membro do conselho de supervisores e do conselho executivo da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (com a sigla ESMA em inglês).

A eleição de Gabriela Figueiredo Dias está em linha com a estratégia da CMVM de reforçar a sua presença internacional para participar em decisões que condicionem o enquadramento interno e externo, ao mesmo tempo que pretende dar maior visibilidade ao mercado nacional.

A presidente da CMVM é ainda vice-presidente do comité de corporate governance na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), integrando ainda o órgão executivo daquele comité. Na OCDE, a CMVM está representada no grupo de trabalho do G20/OCDE sobre investidores institucionais e financiamento de longo prazo.

A CMVM também preside ao comité de convergência de supervisão da ESMA, representada pelo seu administrador João Sousa Gião.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa-19/12/2019  - Conferencia de Antonio Mexia ,CEO da EDP. 
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Chinesa CTG vende 1,8% da EDP

(A-gosto.com/Global Imagens).

PSD indisponível para viabilizar alteração à lei para aeroporto do Montijo

O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Novo Banco: Estado como acionista só dilui posição do Fundo de Resolução

Presidente da CMVM soma mais um cargo internacional