Bolsa

PSI20 segue em alta com ações da EDP a subirem 5%

EDP

Hoje, pelas 09:00, o PSI20 seguia a avançar 0,24% para 4.231,15 pontos, com 11 ações em alta, seis em baixa e uma inalterada.

A bolsa de Lisboa seguia em alta esta sexta-feira, com a EDP a puxar pelos ganhos, a subir mais de 5% depois de ter apresentado resultados relativos ao primeiro trimestre.

Na quinta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em alta, com o principal índice de referência, o PSI20 a subir 0,85% para 4.220,85 pontos, acompanhando os ganhos das principais praças europeias.

Hoje, pelas 09:00, o PSI20 seguia a avançar 0,24% para 4.231,15 pontos, com 11 ações em alta, seis em baixa e uma inalterada.

A EDP, que anunciou na quinta-feira após o fecho do mercado, um aumento de 45% no lucro do primeiro trimestre para os 146 milhões de euros, em relação ao período homólogo, com um “impacto reduzido” da pandemia de covid-19.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP indicou que a recuperação dos resultados líquidos está relacionada com uma forte penalização registada no primeiro trimestre do ano passado, devido a “um volume de produção de energia hídrica anormalmente baixo (em Portugal -48% face à média histórica)”, associado a um período de seca.

A EDP Renováveis, por sua vez, recuperava 1,44% para 11,26 euros.

Do lado das perdas, o BCP era a empresa que mais perdia, com as ações a recuarem 0,94% para 0,09 euros, seguidas das da REN, que perdiam 0,82% para 2,40 euros, depois da empresa ter anunciado que registou 4,3 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, menos 67,5% do que em igual período de 2019.

A Jerónimo Martins seguia também em terreno negativo, a cair 0,68% para 15,40, enquanto a Galp perdia 0,19% para 10,36 euros.

Lisboa seguia alinhada com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em alta, animadas com o compromisso de Washington e Pequim para adotar o acordo comercial de “fase1”, apesar das tensões geradas pela pandemia da covid-19.

Londres está hoje fechada devido ao feriado de celebração dos 75 anos da vitória dos aliados da II Guerra Mundial, que marcou o final da guerra na Europa.

Hoje o Eurogrupo reúne-se para analisar as previsões económicas que avançam uma recessão de 7,7% na zona euro este ano, e os pormenores da linha de crédito para mitigar a pandemia da covid-19.

Contudo, o fator mais importante da sessão de hoje será a publicação do relatório do emprego nos Estados Unidos, que porá de manifesto o impacto da covid-19 na economia do país.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0838 dólares, contra 1,0813 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em julho também abriu em alta, a cotar-se a 30,24 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 29,46 dólares na quinta-feira.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Utentes à saída de um cacilheiro da Transtejo/Soflusa proveniente de Lisboa, em Cacilhas, Almada. MÁRIO CRUZ/LUSA

Salário médio nas empresas em lay-off simplificado caiu 2%

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Empresas já podem candidatar-se ao novo lay-off

App TikTok

Microsoft estará interessada na compra da operação global do TikTok

PSI20 segue em alta com ações da EDP a subirem 5%