Revolução em Wall Street. A vez dos pequenos investidores

Como um exército de pequenos investidores irreverentes impulsionou uma revolta a partir da rede social Reddit. Fundos de Wall Street entre as vítimas deste 'assalto' ao 'poder' financeiro.

São dias de sonho em Wall Street para muitos pequenos investidores que ansiavam por 'vingança' contra os poderosos fundos que especulam em bolsa. A partir da rede social Reddit, investidores amadores impulsionaram uma batalha que já causou vítimas entre a elite financeira.

A guerra em curso entre pequenos investidores e hedge funds fez mesmo disparar o volume de negociação em Wall Street para o valor mais alto de sempre, ultrapassando o máximo alcançado na crise financeira de 2008.

Mais de 24 mil milhões de ações mudaram de mãos na sessão de quarta-feira, um novo recorde, segundo dados da FactSet citados pelo Financial Times.

O caso mais emblemático desta batalha gira em torno das ações da retalhista de jogos GameStop que estava a ser alvo de 'ataque' por parte de dois fundos, cuja estratégia consistia em apostar na queda do preço das ações da companhia. Mas uma legião de investidores amadores concertou esforços a partir da rede social Reddit - mais concretamente do forum r/WallStreetBets - e começou a comprar ações da empresa.

A estratégia fez disparar o preço das ações da companhia, que estava pressionada por dúvidas sobre se iria sobreviver à crise provocada pelas medidas adotadas no âmbito da epidemia. Só na sessão de quarta-feira as ações da GameStop valorizaram 135% e, desde o dia 31 de dezembro, já somam ganhos de 1700%. No espaço de dias as ações da empresa passaram de 43 dólares para 347 dólares. Estão agora a valer 238 dólares, elevando o valor em bolsa da empresa para quase 17 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros).

A batalha já causou vítimas entre os poderosos fundos especulativos. Com a subida do preço das ações, os 'short sellers' sofreram fortes perdas. O fundo Melvin Capital foi alvo de um resgate na segunda-feira, com a Citadel e a Point72 Asset Management a injetarem 2,75 mil milhões de dólares (2,27 mil milhões de euros) no fundo que estava entre os que apostavam na queda das ações da GameStop.

O ataque dos pequenos investidores contribuiu para uma onda de vendas em Nova Iorque na quarta-feira e levou as bolsas europeias a abrir hoje em forte queda, tendo entretanto recuperado ao longo do dia. O índice norte-americano Dow Jones caiu ontem 2% e o S&P 500 desceu 2,5%. Hoje, às 17H54 o Dow Jones seguia a subir 1,97% e o S&P 500 avançava 2,0%.

O fenómeno lá alastrou, entretanto, a outras empresas cotadas e espalhou-se para outros países. Outras das favoritas dos soldados do Reddit é a BlackBerry, cujas ações dispararam mais de 330% no espaço de uma semana, dos 7,44 dólares para os 25 dólares. Estão agora a negociar em torno dos 15 dólares.

Esta 'revolução' ocorre numa época em que pequenos investidores se tornaram adeptos da negociação nos mercados financeiros através de aplicações. De telemóvel na mão e a partir do teclado do PC, estes soldados revolucionários do século XXI deixaram já a sua 'marca' nos mercados, neste início de 2021. Resta saber se irão estar dispostos a baixar as 'armas' ou se este é apenas o início de uma longa guerra aos gigantes das bolsas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de