Tecnologia

Snapchat inicia procedimento para entrada em bolsa

Snapchat começou com selfies inocentes e hoje vale milhões para os anunciantes.
Snapchat começou com selfies inocentes e hoje vale milhões para os anunciantes.

Aumento de capital do Snapchat deverá arrancar em março de 2017 e poderá valorizar a empresa para valores recordistas nos EUA.

A Snap Inc., empresa detentora do Snapchat, deu início ao procedimento de oferta pública inicial (IPO) ;de entrada em bolsa, em que procura angariar até 4 mil milhões de dólares (3,73 mil milhões de euros), o que avalia a empresa entre 25 e 35 mil milhões de dólares (23,3 a 32,6 mil milhões de euros), de acordo com a Bloomberg.

Segundo analistas, a avaliação da empresa pode vir a atingir 40 mil milhões de dólares (37,3 mil milhões de euros) de acordo com o êxito do IPO que deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano, mais provavelmente em março, segundo a Reuters.

Espera-se que este aumento de capital seja o maior dos últimos anos de uma empresa de base tecnológica, seguindo-se ao do Alibaba Group Holding de há dois anos, que acabou avaliado em 170,9 mil milhões de dólares (159 mil milhões de euros). Comparando com outras empresas norte-americanas, poderá ultrapassar a maior de sempre: o Facebook, em 2012, avaliado em 81,2 mil milhões de dólares (mais de 75 mil milhões de euros).

Fundado em 2012, o Snapchat é uma aplicação móvel grátis que permite aos seus mais de 100 milhões de utilizadores ativos enviar fotografias que desaparecem poucos segundos depois. Cerca de 60% dos utilizadores tem idades entre os 13 e os 24 anos, o que tornou a app atrativa como meio de publicidade para chegar aos millennials. É, ainda, descrita como a maior ameaça atual ao Facebook, dado que a publicidade online passou a focar-se mais nos vídeos do que nas redes sociais.

Este mês, a empresa lançou ainda óculos de sol com câmara de vídeo ligada ao smartphone para tirar “snaps” – fotos e vídeos que serão enviados através da app. O lançamento foi um sucesso, com uma fila de centenas de pessoas à espera de adquirir a novidade.

Este ano, as receitas publicitárias do Snapchat deverão crescer para 350 milhões de dólares (mais de 326 milhões de euros), quase quintuplicando o valor obtido em 2015, de 59 milhões de dólares (55 milhões de euros).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lagarde centeno coronavirus

BCE. Portugal está amarrado aos bancos outra vez e isso é mau

Fotografia: Mário Cruz/EPA

Presidente da República acompanha preocupação sobre retoma de rotas da TAP

avião da TAP

PS desafia TAP a corrigir plano de rotas áreas que “lesa interesse nacional”

Snapchat inicia procedimento para entrada em bolsa