Tecnologia

Snapchat inicia procedimento para entrada em bolsa

Snapchat começou com selfies inocentes e hoje vale milhões para os anunciantes.
Snapchat começou com selfies inocentes e hoje vale milhões para os anunciantes.

Aumento de capital do Snapchat deverá arrancar em março de 2017 e poderá valorizar a empresa para valores recordistas nos EUA.

A Snap Inc., empresa detentora do Snapchat, deu início ao procedimento de oferta pública inicial (IPO) ;de entrada em bolsa, em que procura angariar até 4 mil milhões de dólares (3,73 mil milhões de euros), o que avalia a empresa entre 25 e 35 mil milhões de dólares (23,3 a 32,6 mil milhões de euros), de acordo com a Bloomberg.

Segundo analistas, a avaliação da empresa pode vir a atingir 40 mil milhões de dólares (37,3 mil milhões de euros) de acordo com o êxito do IPO que deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano, mais provavelmente em março, segundo a Reuters.

Espera-se que este aumento de capital seja o maior dos últimos anos de uma empresa de base tecnológica, seguindo-se ao do Alibaba Group Holding de há dois anos, que acabou avaliado em 170,9 mil milhões de dólares (159 mil milhões de euros). Comparando com outras empresas norte-americanas, poderá ultrapassar a maior de sempre: o Facebook, em 2012, avaliado em 81,2 mil milhões de dólares (mais de 75 mil milhões de euros).

Fundado em 2012, o Snapchat é uma aplicação móvel grátis que permite aos seus mais de 100 milhões de utilizadores ativos enviar fotografias que desaparecem poucos segundos depois. Cerca de 60% dos utilizadores tem idades entre os 13 e os 24 anos, o que tornou a app atrativa como meio de publicidade para chegar aos millennials. É, ainda, descrita como a maior ameaça atual ao Facebook, dado que a publicidade online passou a focar-se mais nos vídeos do que nas redes sociais.

Este mês, a empresa lançou ainda óculos de sol com câmara de vídeo ligada ao smartphone para tirar “snaps” – fotos e vídeos que serão enviados através da app. O lançamento foi um sucesso, com uma fila de centenas de pessoas à espera de adquirir a novidade.

Este ano, as receitas publicitárias do Snapchat deverão crescer para 350 milhões de dólares (mais de 326 milhões de euros), quase quintuplicando o valor obtido em 2015, de 59 milhões de dólares (55 milhões de euros).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Snapchat inicia procedimento para entrada em bolsa