"A sustentabilidade não pode ser apenas um statement corporativo"

A digitalização e a descarbonização são os grandes objetivos da economia atual, mas alcançá-los é o maior desafio que os decisores têm em mãos. Para prosperarem num mundo em permanente mudança, precisam de se apoiar em empresas de vanguarda.

O que é que os clientes valorizam quando adquirem um elevador em 2023? Algo muito diferente do que esperavam há 10 anos. As alterações climáticas e a crise energética introduziram novas preocupações, como a diminuição da pegada carbónica e a eficiência energética, que estão cada vez mais a comandar as agendas dos consumidores. Alcançar estes objetivos depende de produtos da mais alta qualidade e, também, de parceiros que se guiem pelos valores certos. Eduardo Bianchi de Aguiar, Diretor de Operações em Portugal da Schindler, dá-nos a conhecer um exemplo de confiança, a operar em Portugal desde o século XX, mas com os olhos postos no futuro.

O que diferencia a Schindler no mercado?

O Grupo Schindler é um dos líderes mundiais em mobilidade urbana e transporte vertical. Desenhamos, fabricamos, instalamos e procedemos à manutenção e modernização de elevadores, escadas e tapetes rolantes em praticamente todo o tipo de edifícios. As nossas soluções de mobilidade urbana transportam diariamente mais de mil milhões e meio de pessoas em todo o mundo. Atualmente, estamos presentes em mais de 100 países e contamos a nível mundial com mais de 65.000 colaboradores. A Schindler está em Portugal desde 1948, sendo que, em 2012, a Schindler Portugal e a Schindler Espanha uniram-se sob a denominação Schindler Ibéria.

Qual o papel que as suas soluções digitais e tecnológicas desempenham no sucesso do grupo?

Os ascensores Schindler são projetados para atenderem às necessidades de mobilidade de uma ampla variedade de setores, desde habitações a empresas, dos centros comerciais aos aeroportos. As nossas soluções para cada edifício têm características altamente padronizadas, como outras totalmente personalizadas. Já as nossas escadas rolantes alcançaram um nível de qualidade e perfeição que é uma garantia na segurança e na proteção do ambiente.

Para ganhar a confiança dos clientes, é preciso ter serviços igualmente confiáveis. Quais são os oferecidos pela Schindler e o que diferencia cada um?

Estamos alinhados com os objetivos da maior parte dos nossos clientes, que passam pela gestão eficiente e sustentabilidade. Por isso, apostamos na interligação entre digitalização e descarbonização para, em conjunto com os nossos clientes, moldarmos as cidades do futuro, proporcionando uma mobilidade urbana inteligente e sustentável. Concretamente, cada nova geração de produtos proporciona maior eficiência energética e de recursos. Por exemplo, os nossos ascensores mais recentes são mais eficientes em termos de energia do que os seus antecessores imediatos. Para edifícios existentes, temos soluções de retrofit que permitem melhorar a eficiência energética do ascensor ou escada rolante original, diminuindo a necessidade de uma substituição total. Outro fator que diferencia a Schindler relaciona-se com o facto de todos os projetos serem tratados de uma forma customizada e única, de maneira a encontrar as melhores soluções a instalar em imóveis existentes e a sua viabilidade, tendo em atenção os mínimos detalhes.

Quais são os valores necessários para tornar um negócio tão bem-sucedido como a Schindler, tanto a nível nacional, como a nível mundial?

Destacaria a orientação para o cliente. Temos um forte e firme compromisso com a qualidade e uma atenção inflexível à segurança. Por isso, os nossos valores estão subjacentes a tudo o que fazemos e são fundamentais para mantermos a nossa posição dominante na indústria da mobilidade. O nosso objetivo passa sempre por oferecer um valor inigualável e, para isso, temos de acrescentar qualidade e performance a todos os edifícios em que trabalhamos e de estar preparados para fazer com que os edifícios do futuro, ainda mais complexos, funcionem melhor.

Que objetivos orientam a empresa, ano após ano?

Os maiores desafios com que a Schindler se confronta prendem-se com a responsabilidade e a capacidade de adaptação no setor em que opera. Para se manter na vanguarda da inovação e da qualidade, apostamos numa linha de produtos suscetíveis de obter classificação "A". Esta classificação é a mais elevada em eficiência energética e resulta da utilização de tecnologia de recuperação de energia. Por isso, ter uma classificação "A" aumenta o valor do imóvel no mercado atual e melhora consideravelmente as condições de conforto para os utilizadores.

Nunca nos podemos esquecer que as opções do futuro devem ser sustentáveis, devendo incorporar inovação, pelo que o investimento e o desenvolvimento da eficiência são fatores incontornáveis para nós. O resultado é uma geração de variadores de frequência com regeneração, com os quais se recupera energia nas viagens para que o elevador é solicitado, adicionando uma poupança extra. Deste modo, a empresa reformulou toda a produção, de modo a obter níveis de sustentabilidade elevados durante todas as fases de desenvolvimento dos produtos, realizando avaliações do ciclo de vida dos componentes para uma melhoria contínua da rentabilidade e disponibilidade do equipamento.

As alterações climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrenta atualmente. Como tal, obrigaram-nos a repensar até o modo como nos movemos no espaço público. De que forma é que a Schindler, enquanto líder da indústria da mobilidade urbana, pensa sobre o ambiente e sustentabilidade?

A preocupação com o meio ambiente converteu-se numa necessidade primordial que vai além do desenvolvimento de produtos e serviços. Também está presente em aspetos como a análise do ciclo de vida ou da pegada de carbono. A sustentabilidade não pode ser apenas um statement corporativo, mas um compromisso sério com a sociedade, planeta e as gerações futuras. É por este motivo que neste campo de atuação a Schindler planeia e implementa soluções concretas, que sejam mensuráveis e visíveis. Além do desenvolvimento e otimização de produtos, procuramos a redução da pegada de carbono através da frota mundial de veículos. Nos últimos anos, a Schindler conseguiu reduzir as suas emissões de carbono.

Como é que isso se reflete nas soluções que apresenta ao consumidor?

De forma natural, mas com um total alinhamento de todo o Grupo Schindler. Do nosso ponto de vista, a tecnologia é o principal motor do desenvolvimento sustentável. A aposta está na interligação entre digitalização e descarbonização para, em conjunto, moldarmos as cidades do futuro, proporcionando uma mobilidade urbana inteligente e sustentável. Concretamente, cada nova geração dos produtos Schindler proporciona maior eficiência energética e de recursos.

Neste sentido, os nossos equipamentos de transporte vertical mais inteligentes são capazes de gerir o tráfego de pessoas num edifício com o intuito de distribuir os fluxos de passageiros de forma mais apropriada, reduzindo as viagens desnecessárias e, consequentemente, a utilização de energia. Do mesmo modo, é possível ativar modos ECO, que reduzem o consumo do equipamento quando o fluxo de pessoas é menor, e existem também ferramentas regenerativas capazes de recuperar parte de energia investida na movimentação dos sistemas. Por outro lado, com o objetivo de cumprir o seu papel para ajudar a limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, a Schindler firmou, em junho deste ano, objetivos a curto e longo prazo para atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2040.

Além da crise climática, a crise energética reforçou ainda mais a importância de equipamentos e serviços eficientes a esse nível?

Sem dúvida e, tendo em conta essa preocupação, os sistemas de gestão da Schindler obtiveram as certificações mais destacadas, o que representa um reconhecimento do compromisso da empresa com a qualidade, segurança, proteção do meio ambiente e eficiência energética. Exemplo disso é que quase todos os produtos da Schindler têm a mais alta classe de classificações de eficiência energética, "A" ou "B". A Schindler mantém, assim, o seu compromisso com as mais de mil milhões e meio de pessoas que diariamente se movem em todo o mundo, projetando um futuro em comum.

De que forma é que a empresa incorpora a eficiência energética no seu conjunto de prioridades?

A eficiência energética como pilar fundamental da sustentabilidade é um desígnio atual dos países e das empresas. Já não se trata de um plano futuro, mas de uma estratégia que está a ser implementada no presente. A eficiência energética é, inclusive, encarada não só como uma forma de reduzir a pegada ambiental, como também de poupar recursos numa economia cada vez mais competitiva. E, no alcance desta meta, a tecnologia é um aliado poderoso. Na Schindler, por exemplo, temos vindo a apostar na digitalização dos nossos ascensores e escadas rolantes e a aplicar a Internet das Coisas aos equipamentos que instalamos em todo o mundo. Atualmente, os elevadores Schindler, além de construídos com materiais e componentes mais eficientes e sustentáveis, consomem pouca energia e parte dela é devolvida à rede elétrica. Isso acontece porque a nossa procura permanente por inovação resultou numa nova geração de variadores de frequência regenerativa. Além disso, realizamos avaliações do ciclo de vida dos equipamentos durante o seu desenvolvimento, para podermos melhorar continuamente o seu desempenho ambiental. No final de vida útil, o equipamento pode ser reciclado em aproximadamente 95%. Por isso, a resposta para um mundo mais eficiente reside efetivamente numa aposta na inovação como meio para alcançar produtos mais sustentáveis.

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