Já pensou numa pós-graduação na área das tecnologias?

As oportunidades e o êxito estão sempre do lado dos profissionais mais competentes. Foi com isto em mente que a Rumos se uniu a instituições de ensino superior para desenvolverem três pós-graduações em áreas críticas das Tecnologias da Informação para o mercado empresarial.

Cada vez mais assistimos aos avanços das tecnologias e isso reflete-se no mercado de trabalho. As empresas procuram, cada vez mais, profissionais mais dotados dessas competências, com o objetivo de os recrutar para funções rigorosas e especializadas. A Rumos, em colaboração com o ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e a Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, disponibiliza ciclos de estudos avançados destinados a profissionais ou futuros profissionais que pretendem adquirir ou aprofundar conhecimentos em determinadas áreas tecnológicas

É neste contexto que surge a pós-graduação de Data Science. A quantidade de dados gerados pelas organizações tem vindo a crescer e, consequentemente, a necessidade de pessoas especializadas capazes de retirar valor desses dados. Quando devidamente explorados, permitem a tomada de decisões estratégicas para o negócio, criação de novos produtos, oferta de serviços mais personalizados, entre muitas outras potencialidades. Esta é uma área transversal a todos os tipos de organizações e a todos os setores, sendo o seu valor reconhecido pelas vantagens que promove.

O programa desta pós-graduação é composto por dois ciclos: Especialização em Data Science Foundations e Especialização em Applied Data Science, que permitem aos estudantes ficarem com uma visão alargada e detalhada dos conceitos e metodologias implícitas a esta área. A primeira disponibiliza os principais conceitos e ferramentas fundamentais usadas pelos Data Scientists. A segunda oferece uma forte base dos princípios necessários para o desenvolvimento de um projeto de Data Science com práticas de aplicação a projetos reais.

Com o aumento do interesse das organizações na transformação digital, a necessidade de recursos qualificados que levem a cabo essa transformação com foco no aumento de eficácia e eficiência dos seus processos tem vindo a crescer. A automação de processos pode ter um papel muito importante na transformação do próprio negócio, ajudando a melhorar a produtividade, a reduzir e otimizar custos e a melhorar a qualidade do serviço prestado. Foi por isso que surgiu a pós-graduação em Robotic Process Automation (RPA), destinada a todos os que pretendem tirar partido desta nova capacidade estratégica de otimização de processos, habilitando a gerir equipas e projetos de automação, nas suas várias fases: preparação, implementação, exploração, programação, configuração, implementação e monitorização de robôs de automação. Este programa é também composto por dois ciclos: Especialização RPA Management e Especialização RPA Implementation.

A pós-graduação Cyber Security & Data Protection (PGCS&DP) é outro dos cursos disponibilizados, afinal a Segurança da Informação é uma preocupação crescente nas organizações. A competitividade empresarial é dependente do acesso e da geração de mais e melhores informações e os processos de negócios são executados num contexto de troca contínua de informações com elementos externos no relacionamento com clientes e fornecedores. Por isso, garantir a segurança cibernética e a conformidade requer avaliação, implementação e manutenção contínuas. Organizações que não implementem práticas essenciais de segurança estão a reduzir significativamente a sua defesa.

Tendo em conta o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que estabelece regras sobre os direitos de privacidade dos cidadãos, esta pós-graduação aprofunda também temas atuais e de relevância, como: Gestão e Governança e Sistemas de Informação; Proteção de Dados e Privacidade; Segurança e Resiliência Cibernética. O programa é assim composto por dois ciclos: Especialização em Information Security Governance and Management e Especialização em Information Security Operation and Support.

Se o seu futuro passa por estas áreas mais tecnológicas, aposte em si e na sua formação, aumente o seu know-how e esteja apto para o que as empresas mais precisam nos dias de hoje. Afinal, as oportunidades e o sucesso estão sempre do lado dos profissionais mais competentes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de