Lyreco: a transformação dos ambientes de trabalho - e dos negócios

E se uma simples transformação do seu ambiente de trabalho pudesse revolucionar, acima de tudo, o seu negócio? Este é o grupo que promete tratar de todos os pormenores para que possa estar focado naquilo que realmente importa.

Fundado em 1926, o grupo Lyreco está presente no mercado português desde 2011. Opera em mais de 20 países da Europa e da Ásia, tem cerca de 10 000 colaboradores em todo o mundo e distingue-se como o distribuidor líder europeu, e terceiro a nível mundial, de soluções para ambientes de trabalho.

A empresa preocupa-se em ampliar, de forma contínua, a oferta de produtos. Aqui, o objetivo é cobrir todas as necessidades de qualquer espaço de trabalho, seja ele numa pequena, média ou grande empresa. No seu leque de oferta, a Lyreco dispõe de 16 categorias de produtos, entre elas material de escritório, equipamentos de proteção individual, higiene, soluções de impressão, packaging, produtos tecnológicos ou catering. Qualidade e eficiência são as palavras de ordem. Com entregas em apenas 24 horas, em qualquer ponto de Portugal continental, e com um stock permanente de mais de 12 000 produtos, o esforço é diário para que as exigências de todos os clientes sejam satisfeitas o mais rápido possível. Para que este objetivo seja facilmente alcançado, a marca conta já com uma frota própria nas grandes áreas de Lisboa e Porto.

E é precisamente a pensar nos seus clientes que a Lyreco se encontra, atualmente, num processo de transformação tecnológica. É do centro logístico de Madrid, de mais de 30 mil metros quadrados e de onde partem diariamente as encomendas para Portugal, que esta transformação tecnológica vê a luz do dia, através de ferramentas potentes como armazém vertical, preparação por voz, lançamento semiautomático, sistema de armazenamento compacto, entre outras. Isto tem feito com que os processos possam ser acelerados e as entregas tenham uma taxa de sucesso de 99%.

A pandemia que vivemos, por exemplo, acabou por se transformar num excelente motor de arranque deste desejo de transformação. Foi durante esse tempo que foi possível assistir-se ao lançamento de um novo serviço de entregas ao domicílio e à otimização da loja online que, com novas funcionalidades, passou a proporcionar uma melhor experiência aos clientes.

Para além do serviço prestado aos clientes, todas estas transformações têm tido um impacto direto nos próprios trabalhadores. A metodologia de trabalho transformou-se, bem como o relacionamento da equipa e o próprio compromisso de toda a organização em ser capaz de oferecer um serviço de excelência. Se é verdade que a tecnologia ganha aqui um destaque central, o mesmo acontece com as pessoas: sejam elas os clientes ou os colaboradores da Lyreco. São as pessoas o foco de todas estas transformações e são também as pessoas que fizeram tudo acontecer.

E quem fala em tecnologia, fala também em sustentabilidade. Aqui, o grupo esforçou-se também por fazer algumas mudanças: as rotas de transporte foram otimizadas, reduziu-se em 20% o plástico das enfardadeiras, reduziu-se em 70% o plástico das embalagens de envio, entre outros. A nível mundial, a Lyreco é pioneira em fornecer, de forma sustentável, todo o tipo de soluções para ambiente de trabalho e isso implica estar na linha da frente no que toca a oferecer soluções de economia circular, produtos e serviços que respeitem o meio ambiente, reduzir a pegada de carbono, promover o acesso à educação, etc.

A preocupação dos clientes para com este tema tem sido crescente. Os números falam por si: em 2020, 45% das encomendas em Portugal continham algum produto verde. Neste sentido, e até 2025, o grupo pretende oferecer alternativas recicláveis em toda a sua gama de produtos; aumentar a recolha de produtos em fim de vida para voltar a utilizá-los nos processos de produção; apostar em embalagens 100% recicláveis e reutilizáveis; proibir os plásticos de uso único nos seus armazéns; colaborar no desenvolvimento de normas de economia circular. Importa reforçar que esta preocupação não é recente. Na última década, o grupo Lyreco reduziu em 28% as suas emissões de dióxido de carbono, tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2026.

No fundo, mais do que a comercialização de produtos, a Lyreco oferece aos seus clientes todas as condições para que as atenções possam estar focadas para aquilo que realmente importa: o seu negócio. Numa relação próxima com todos os seus consumidores, tudo é planeado para que o ambiente de trabalho se transforme num verdadeiro lugar de sucesso e prosperidade.

Por último, mas não menos importante, a Lyreco tem disponível uma campanha para as primeiras compras, através deste código promocional. Se gostava de revolucionar o seu ambiente de trabalho, mas não sabia como, esta é a oportunidade perfeita!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de