Uma empresa mais verde, uma fatura de cada vez

A faturação eletrónica é obrigatória em cada vez mais negócios e também um aliado precioso na redução da pegada de carbono. E ao ajudar o ambiente também reduz custos.

A sustentabilidade é um aspeto cada vez mais prioritário num negócio. A emergência climática leva a que também as empresas tenham um grande papel a desempenhar na construção de um futuro que se quer mais inovador, mais verde e mais sustentável. Assim, cada ato tem de ser repensado, cada emissão reduzida ou eliminada.

Uma das mudanças que está ao alcance de todas as empresas é a implementação da faturação eletrónica. Se era já uma obrigação para as grandes empresas que faturam a clientes do setor público desde 2021 e o passou a ser para as micro, pequenas e médias empresas no início deste ano, este tipo de sistemas surge também como uma oportunidade para a descarbonização dos negócios.

A simples substituição de uma fatura enviada por email em formato PDF por uma fatura eletrónica permite poupar, em média, 13 gramas de emissões de CO2, representando uma redução para menos de metade. E este é um ponto de partida em que se assume que as faturas em papel já nem sequer são uma realidade, porque nesse cenário a redução de consumos é ainda mais substancial.

Verde e com custos menores

Quantas faturas e recibos são emitidos e recebidos na sua empresa no período de um mês? E de um ano? A faturação eletrónica transforma todos os processos manuais, ou seja, emissão, envio e receção, num único processo muito mais eficiente. E o melhor: é paperfree, o que permite também cortar nas necessidades de papel para reorientar o departamento financeiro.

Mas a implementação de sistemas de faturação eletrónica traz muitos mais benefícios. Desde logo, na redução do tempo e de erros ao longo de todo o processamento da faturação, bem como na aceleração do processo de receção, contabilização e aprovação por parte dos clientes - que se traduz também em pagamentos mais céleres.

As faturas eletrónicas são emitidas através de diversos serviços como o da Sovos Saphety, líder de mercado em Portugal. Esta plataforma está ligada a 100% das entidades públicas portuguesas e, igualmente, às principais empresas privadas. O Invoice Network é um portal de emissão de faturas que permite chegar a 100% das entidades públicas. Neste portal ou diretamente através dos softwares de faturação que disponibilizam esta solução, o registo é simples e pode, desde esse momento, começar a enviar faturas que cumprem todos os requisitos legais.

A alternativa digital para todos estes processos reduz drasticamente a pegada de carbono das empresas e é uma poupança em escala: quanto maior a empresa, mais faturas emite e maior é a poupança. O ambiente agradece.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de