Brand Story

Uma marca quer-se apurada como um bom whisky – certo?

DV_IMAGEM ABERTURA

Desde a fermentação da cevada à condensação do álcool em estado líquido, a destilação de whisky é um processo lento de dedicação e entrega – tal como o desenvolvimento de uma marca.

A ideia surge de repente, mas faz sentido. É inovador? Sim. Há mercado? Sim. Então, vale a pena avançar. A parte mais complicada vem a seguir: desenhar a marca e definir estratégias, até ao derradeiro lançamento no mercado – algo só comparado à laboriosa destilação de um whisky. Tal como este elixir de tom dourado, ninguém quer expor uma marca ao escrutínio público se não estiver bem “apurada”.

No processo criativo de desenvolvimento de uma marca, além de ser essencial recorrer a especialistas de
branding, é importante optar por um parceiro que saiba como criar uma identidade diferenciada. Consciente da importância desta fase para o futuro de uma empresa, o VOLTA Brand Shaping Studio, um estúdio independente de design com mais de cinco anos de experiência no mercado, desenhou um novo processo de shaping, com cinco marcas de bebidas para definir as fases do processo criativo – em que a última só podia ser o whisky.

DV_IMAGEM CENTRALApresentando uma nova identidade visual, o VOLTA Brand Shaping Studio projeta-se com uma imagem direta e minimalista, que explica sem margens para dúvidas porque são especialistas na matéria. Tudo começa com o briefing, ou o BANG Dry Gin, o momento de estranheza, tensão, do desconhecido à explosão de ideias.

Segue-se a estratégia, que só podia ser o TACTIC Red Wine, a fase de pesquisa intensiva e do plano de ataque – que deve ser trabalhada como a degustação de um vinho tinto, com calma e ponderação. Depois temos o design, a FIGHT Stout Beer, uma fase de experimentação, desconstrução e reformulação até ao resultado final, que como a fermentação de uma bebida de cevada, é um processo de tentativa-erro.

A apresentação surge de seguida, que tal como um momento de ansiedade exige, só podia ser acompanhada por água, ou a STRIP Mineral Water do VOLTA. Testada e aprovada, a ideia ganha corpo, presença e existência física. É altura de brindar ao produto final, o THE CONSEQUENCE Blended Whisky, a obra-prima.

Desde o momento em que surge a ideia e se forma a equipa, desde a primeira reunião na garagem ao financiamento do banco, todas as empresas querem ter uma marca icónica. Para isso, precisam de uma identidade e comunicação fortes e eficazes. Com esta coleção, o VOLTA Brand Shaping Studio demonstra as suas capacidades para responder a esta necessidade, tanto nas áreas de Branding e Packaging como de Design de Produto. Tudo começa com um jovem Gin – e termina num maduro e encorpado whisky.

É a marca de conteúdos produzidos por
Desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa,19/06/2015- Daniel Traça , Diretor da Faculdade e Professor de Economia, na Nova Business School, Campus de Campolide.
(Paulo Spranger/ Global Imagens)

“Parte da contribuição para a S.S. devia poder ser usada para formação”

( Gustavo Bom / Global Imagens )

Venderam-se mais 79 casas por dia até junho, 7 novas

Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Patrões dizem não a subida do salário mínimo que vá além dos 600 euros

Outros conteúdos GMG
Uma marca quer-se apurada como um bom whisky – certo?