Euro 2016

Euro 2016. A guerra das audiências, 10 jogos depois

Dimitri Payet 

Fotografia: FILIP SINGER /EPA
Dimitri Payet Fotografia: FILIP SINGER /EPA

RTP1 ganha share de audiências com a transmissão dos jogos do Euro 2016.

Dez jogos já decorridos no Euro 2016 foi o pontapé de saída do campeonato europeu de futebol que teve até ao momento o maior número de telespetadores: 1,7 milhões viram o jogo inaugural França vs Roménia, com a equipa da casa a ganhar por 2-1.

Leia aqui o que interessa sobre o Euro 2016.

O jogo inaugural garantiu à RTP1 um share de 43,2%, durante o período em que decorreu, tendo sido visto por um público essencialmente masculino, classe social média e com idade superior a 45 anos. O jogo começou a ganhar maior interesse para os telespetadores depois da segunda parte.

share televisivo #1-05

Depois de França vs Roménia, foi a disputa entre Inglaterra vs Rússia que conquistou o maior número de telespetadores: 1,4 milhões de indivíduos, garantindo no período horário um share de 42% à RTP1. Ambos os jogos foram os programas mais vistos do dia.

O terceiro e quarto jogos mais vistos foram igualmente transmitidos pela estação pública que, confirmando as expectativas, viu subir o seu share de audiências 5.2 pontos percentuais (pp), face à média do mês de maio, para 19,4%, ultrapassando a SIC (17,8%) e ficando a 2.4 pp da TVI, que conquistou um share de 21,8%, segundo os dados de audiências da GFK/Mediamonitor, trabalhados pela IPG Mediabrands.

share televisivo #1-02

No caso da SportTV1 que, emite a totalidade dos jogos do Euro 2016, os “que atraíram mais telespectadores foram os duelos entre Bélgica x Itália [visto em média por 99 mil indivíduos] e Alemanha x Ucrânia [96 mil], beneficiando do estatuto dos intervenientes Itália e Alemanha, bem como da hora de transmissão e do facto de ser o único canal a transmitir ambos os jogos.”

share televisivo #1-04

 

Análise feita com base nos dados facultados pela Initiative/ IPG Mediabrands. Acompanhe as audiências do Euro 2016 aqui

*Com Telmo Fonseca (infografia)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Patrões e motoristas divididos por 50 euros

FOTO: TIAGO PETINGA/LUSA

Greve dos motoristas: atenções voltadas para plenário de trabalhadores

Outros conteúdos GMG
Euro 2016. A guerra das audiências, 10 jogos depois