Euro 2016

Euro 2016. A guerra das audiências, 10 jogos depois

Dimitri Payet 

Fotografia: FILIP SINGER /EPA
Dimitri Payet Fotografia: FILIP SINGER /EPA

RTP1 ganha share de audiências com a transmissão dos jogos do Euro 2016.

Dez jogos já decorridos no Euro 2016 foi o pontapé de saída do campeonato europeu de futebol que teve até ao momento o maior número de telespetadores: 1,7 milhões viram o jogo inaugural França vs Roménia, com a equipa da casa a ganhar por 2-1.

Leia aqui o que interessa sobre o Euro 2016.

O jogo inaugural garantiu à RTP1 um share de 43,2%, durante o período em que decorreu, tendo sido visto por um público essencialmente masculino, classe social média e com idade superior a 45 anos. O jogo começou a ganhar maior interesse para os telespetadores depois da segunda parte.

share televisivo #1-05

Depois de França vs Roménia, foi a disputa entre Inglaterra vs Rússia que conquistou o maior número de telespetadores: 1,4 milhões de indivíduos, garantindo no período horário um share de 42% à RTP1. Ambos os jogos foram os programas mais vistos do dia.

O terceiro e quarto jogos mais vistos foram igualmente transmitidos pela estação pública que, confirmando as expectativas, viu subir o seu share de audiências 5.2 pontos percentuais (pp), face à média do mês de maio, para 19,4%, ultrapassando a SIC (17,8%) e ficando a 2.4 pp da TVI, que conquistou um share de 21,8%, segundo os dados de audiências da GFK/Mediamonitor, trabalhados pela IPG Mediabrands.

share televisivo #1-02

No caso da SportTV1 que, emite a totalidade dos jogos do Euro 2016, os “que atraíram mais telespectadores foram os duelos entre Bélgica x Itália [visto em média por 99 mil indivíduos] e Alemanha x Ucrânia [96 mil], beneficiando do estatuto dos intervenientes Itália e Alemanha, bem como da hora de transmissão e do facto de ser o único canal a transmitir ambos os jogos.”

share televisivo #1-04

 

Análise feita com base nos dados facultados pela Initiative/ IPG Mediabrands. Acompanhe as audiências do Euro 2016 aqui

*Com Telmo Fonseca (infografia)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Euro 2016. A guerra das audiências, 10 jogos depois