Emprego

18 sinais que indicam que deve mudar de emprego

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Há sinais que nos indicam se está ou não na hora de mudar de emprego.

O despertador toca e está pronto para enfrentar mais um dia ou a vontade é desligar e fazer de conta que ainda não é a hora nem o dia para ir trabalhar? Bem, de acordo com os especialistas, se a sua resposta é a segunda, então fique atento, e faça uma reavaliação da sua vida.

A verdade é que podem ser muitos os motivos para essa reação, mas também pode ser saturação do trabalho que executa todos os dias. Para perceber se é a segunda opção, ou seja, se está na altura de mudar de emprego, então leia os 18 sinais que lhe vão dar uma orientação.

1. Está sempre entediado

Há vantagens no tédio, até pode ajudar na criatividade, mas se esse tédio implica que passa o tempo a jogar no trabalho, a sonhar acordado, a fazer compras online, ou a olhar constantemente para o relógio, então a verdade é que o trabalho já não o desafia.

2. Fica sempre de fora

Pode haver uma série de razões para constantemente não ser convidado para a equipa, reuniões, eventos sociais fora do local de trabalho, ou não ser informado sobre os últimos acontecimentos de negócios. Bem, pode não ter feito amigos, mas apesar de os amigos não serem importantes no trabalho, ajudam. Também pode ser que o seu chefe ou colegas não valorizem a sua entrada e insights. Quando as pessoas não são ouvidas, facilmente entendem que não são um membro valioso para a equipa.

3. O trabalho não surge naturalmente

Fazendo uma simples comparação. Um empregado é imparável, produtivo e hábil. Outro luta para manter os prazos e compreender até mesmo a mais simples das tarefas. Quer isto dizer que um é mais inteligente ou mais orientado do que o outro? Não necessariamente. Um funcionário joga com os seus pontos fortes, o outro não tem as mesmas habilidades e o mais certo é que seria mais valioso a fazer outro tipo de trabalho.

4. Frustração com os objetivos pessoais

Todos temos sonhos, mas nem sempre estamos interessados em concretizá-los. Por exemplo, se sempre quis ser escritor de ficção científica mas trabalha como um copywriter para uma agência de publicidade, então tem vindo a melhorar suas habilidades de escrita ao longo do tempo. E isso pode ajudá-lo a ter sucesso como autor.

5. Não está sendo utilizado corretamente

Se foi contratado para ser o incrível copywriter de uma agência de publicidade, mas eles ainda têm de alterar qualquer um dos seus posts, outdoors, ou folhetos, então o que se passa? Os seus talentos estão a ir para o lixo, o que poderá levar a que mude de empresa para uma que realmente valorize as suas capacidades.

6. Frieza do chefe

Não eram amigos, mas sabia que podia conversar normalmente com o seu chefe, partilhar ideias, ou mesmo comentar um programa de televisão à hora de almoço. Mas essas conversas cessam de um momento para o outro. O problema pode estar no chefe, que pode até estar a passar por alguns problemas pessoais, mas essa frieza certamente que o vai levar a uma pergunta: “O que eu fiz de errado?”

7. O feedback é fraco

Não importa a posição que ocupa na empresa, se o feedback que recebe dos clientes, colegas de trabalho, ou em avaliações de desempenho é fraco, então isso é um dos sinais mais claros de que não está talhado para esse trabalho.

8. A empresa não “combinava com metas e valores da sua vida.”

A questão é sempre perceber se está a investir muito na empresa onde está ou se a empresa não é a certa para si.

9. Menos trabalho

Recebe cada vez menos atribuições. Isso pode ser um indicador de que a gerência acha que você não deve ter tantas responsabilidades. Se isso significa que seu empregador tenha perdeu a fé em si ou que o seu trabalho pode estar em perigo, este é um sinal de que deve começar a elaborar o currículo.

10. Você não se encaixa

Imagine uma pessoa que decidiu ser professor, não por causa das crianças (para quem não tem paciência), mas por causa dos benefícios de saúde e do tempo de férias. Uma pessoa assim não pode ficar muito tempo na profissão. Se não se sentir bem num trabalho, posição ou cultura específica então é melhor seguir em frente.

11. Não está desesperada por um salário

Todos precisam de dinheiro para pagar a casa, transporte, alimentação e vestuário. No entanto, algumas coisas são mais valiosas do que um salário. Por exemplo, vale a pena gastar 25 anos num emprego que odeia só para poder conduzir o carro topo de gama que lhe está atribuído? Ou prefere passar a vida num emprego que ama mas conduzindo um calhambeque?

12. Tem um chefe horrível

Trabalhar sob as ordens de um gerente ou supervisor horrível não tem apenas impacto na sua performance, também afeta sua vida pessoal, e até mesmo sua saúde.

13. Sente-se facilmente dominado

Estar sobrecarregado de tarefas ou de exigências pode ser explosivo. Mas não ter nada para fazer é igual. Fica-se dominado pelo stress ou pelo tédio. E mais vale procurar outro trabalho.

14. Não fala sobre o seu trabalho ou empresa

O empresário Richard Branson é ao mesmo tempo um fã incondicional da empresa que criou, a Virgin, e o seu entusiasmo passou para os funcionários. Agora se está envergonhado ou evitar falar sobre a sua empresa, então isso é definitivamente mau.

15. O equilíbrio emprego/vida pessoal está desligado

O equilíbrio emprego/vida pessoal é essencial quando se trata de felicidade, motivação e produtividade dos empregados. Se se sente esgotado no final do dia, então está na hora de encontrar algo que lhe permita ter mais liberdade para aproveitar a vida fora do escritório.

16. Não se sente desafiado

Robert O’Keane, um consultor, escreve que: “Se sentir que o seu papel no emprego se tornou confuso, ou que os superiores começam a dar respostas conflituantes, o melhor é avaliar outras opções.”

17. Não pode ser autêntico

Há um restaurante na Grã-Bretanha, o Wagamama, com este slogan: “Seja você. Seja Wagamama.” Debaixo do slogan, lê-se: “nós celebramos as coisas que o fazem diferente.” Esta empresa abrange as várias habilidades e personalidades dos funcionários para criar um negócio de sucesso. Se sente que não pode ser você mesmo, então talvez seja hora de procurar outro trabalho.

18. Não pode imaginar-se aqui por mais do que um ano

Use esse tempo para encontrar um emprego novo e siga em frente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

Quartel da Graça, em Lisboa. (Fotografia: D.R.)

Revive: Sete hoteleiros na corrida para transformar o Quartel da Graça

Thomas Cook era a agência turística mais antiga do mundo. ( EPA/ARMANDO BABANI)

Thomas Cook declarou falência. 600 mil turistas procuram solução

Outros conteúdos GMG
18 sinais que indicam que deve mudar de emprego