bateria

A bateria do seu telemóvel é insuportável? Aprenda a carregá-la

ng4685555

Normalmente fica rapidamente sem bateria no seu telemóvel? Provavelmente não o carrega da forma mais correta. Saiba como o fazer para que possa usufruir da sua bateria por mais tempo.

O problema afeta diariamente milhões de pessoas. Todos os dias ouvimos alguém queixar-se de que a sua bateria do telemóvel não dura um dia. A razão para que isso aconteça está na forma como carregamos os nossos telemóveis.

A ideia pré-concebida de que é melhor carregar o telemóvel quando a bateria estiver quase no fim e de que não devemos carregá-lo por pequenos períodos de tempo está, por exemplo, completamente errada.

Na verdade, um site de uma empresa de baterias detalhou como as baterias de íon-lítio utilizadas nos smartphones são sensíveis e sofrem com o “stress”, segundo noticia o Tech Insider.

Para que possa usar o seu smartphone sem se preocupar com a bateria necessita de mudar alguns hábitos.

Não deixar o smartphone ligado à corrente quando este estiver 100% carregado. Segundo um estudo, este hábito prejudica a bateria a longo prazo, colocando-a em “stress”, o que provoca o desgaste químico.

O mesmo estudo compara o carregamento a uma ida ao ginásio: “Quando estiver totalmente carregado, desligue o carregador da corrente. Como se estivesse a relaxar os músculos após fazer exercício.”

Outro facto curioso é o de que as baterias de íon-lítio não precisam de ser totalmente carregadas, nem é aconselhável fazê-lo. Carregar a bateria a 100% causa “stress” na bateria. Se carregar quase nos 100% irá fazer com que a bateria dure mais a longo prazo.

É preferível carregar o telemóvel de vez em quando, por pequenos períodos de tempo, do que deixar a carregá-lo durante um dia inteiro, revela o estudo. Apesar de não ser o mais prático, o aconselhável é carregar o smartphone quando ele está com 10% da bateria.

Ter atenção às aplicações que usam a sua localização e fazer um uso racional dos dados móveis também ajudarão na durabilidade da sua bateria.

A Apple deixa sugestões para os detentores de iPhones: “Se notar que o smartphone fica quente quando está a carregar, desligue-o da corrente” e ainda, “se está num ambiente quente, mantenha o seu smartphone coberto.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

A bateria do seu telemóvel é insuportável? Aprenda a carregá-la