smartphones

Android Oreo já foi lançado. Conheça as novidades

A carregar player...

Google acaba de lançar a nova versão do sistema operativo, que traz novidades ao nível da inteligência e segurança

O novo sabor do sistema operativo móvel mais utilizado do mundo já é oficial e vai começar a estar disponível em breve. O Android Oreo, a versão 8.0 do sistema, foi oficialmente lançado pela Google num evento em Nova Iorque, programado para coincidir com o eclipse solar desta segunda-feira.

Algumas das novas funcionalidades do sistema já tinham sido apresentadas em março, antes do evento anual de programadores Google I/O. Os destaques vão para a inteligência artificial e a segurança, dois dos pilares desta nova versão. O Android Oreo chegará primeiro aos smartphones da Google – Pixel, Pixel C, Nexus 5X, Nexus 6P e Nexus Player, durante as próximas semanas. Até ao final de 2017, as principais fabricantes de dispositivos com Android terão a atualização disponível, desde a Samsung, Huawei, LG e Sony a HTC, Kyocera e Nokia. As fontes para o Android Open Source Project (AOSP) acabam de ser disponibilizadas para todos.

A Google diz que o Oreo dará “poderes de super-heróis” aos utilizadores de Android. O vice presidente de gestão de produto Android e Google Play Sameer Samat refere que o sistema é mais inteligente, mais rápido e mais potente do que qualquer versão anterior.

Ver duas apps em simultâneo

A funcionalidade “picture in picture” é uma das mais interessantes. Permitirá, por exemplo, ver um vídeo “faça você mesmo” na app do YouTube e tirar notas ao mesmo tempo. A visualização de duas aplicações em simultâneo é “como ter o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo”, sublinha Sameer.

Outra função que modificará a forma como os utilizadores gerem as aplicações no telemóvel é a possibilidade ver de relance as novidades nas apps preferidas, algo a que a Google chama de “pontos de notificações.”

As Instant Apps permitirão a utilização de novas aplicações sem necessidade de as instalar, o que pode ser útil quando se está em movimento, e os smartphones vão também ligar-se mais rapidamente (o Pixel terá um ‘boot’ duas vezes mais rápido.) Depois, a Seleção de Texto Inteligente relembrará o utilizador de várias coisas, tais como informação de registo para entrar nas aplicações favoritas com maior velocidade.

Segurança e bateria

A segurança é o maior problema com que a Google e as fabricantes de smartphones Android se deparam. Durante o I/O, a empresa frisou o seu compromisso em tornar o sistema mais seguro com esta versão 8, e é por isso que o Oreo virá com Proteção Google Play integrada. O utilizador terá também acesso a mais controlos de instalação de aplicações e os estados de segurança importantes serão colocados na frente e ao centro nas definições.

A outra queixa dos utilizadores relaciona-se com a duração da bateria. O Oreo vai minimizar a atividade em fundo nas aplicações que são menos utilizadas, o que ajudará a preservar energia.

Num piscar de olhos à geração emoji, a Google adicionou 60 novos símbolos para usar com o Android Oreo – incluindo emojis de zombies, que poderão ser “úteis” no caso de apocalipse.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Android Oreo já foi lançado. Conheça as novidades