Antes de 1974, os exames da 4ª classe eram assim. Consegue resolver o de Matemática?

Arquivo DN, sala de aulas
Arquivo DN, sala de aulas

Os resultados dos exames nacionais de matemática do 6º e 9º ano levaram as médias a descerem consideravelmente, situando-se agora abaixo dos 50%.

Os exames no ensino básico, no 4º ano, tiveram a sua estreia em 2013, mas estes alunos obtiveram uma média positiva de 56,9%, superando assim os seus colegas do 6º e 9º ano.

Os exames para os alunos do 4º ano do Ensino Básico regressaram em 2013 . As provas de aferição já existiam, mas agora os exames vão contar para a conclusão do 1º ciclo de estudos, coisa que não acontecia desde a introdução do exame da 4ª classe, em 1956.

As antigas provas eram divididas em 4 componentes: Ditado, Redação, Aritmética e Geometria e Desenho, ao contrário dos novos exames que vão incidir apenas nas disciplinas de Português e de Matemática.

Descarregue aqui o exame de Aritmética e Geometria de 1968

Foi na Matemática que o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, se evidenciou no papel de divulgador científico, tendo inclusive recebido a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Entre a sua obra de divulgação científica estão títulos como “Zodíaco: Constelações e Mitos” (Gradiva, 2001), “A Espiral Dourada, Coelhos de Fibonacci, Pentagramas, Cifras e Outros Mistérios Matemáticos d’O Código Da Vinci” (Gradiva, 2006) ou “A Matemática das Coisas” (SPM/Gradiva, 2008).

O seu papel relevante na área valeu-lhe distinções dentro e fora de portas. A Sociedade Europeia de Matemática entregou-lhe em 2003 o prémio do concurso Public Awareness of Mathematics e em 2008 foi considerado o “Science Communicator of the Year” pela União Europeia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
The World Economic Forum, Davos
Fabrice COFFRINI/AFP

Líderes rumam a Davos para debater a nova desordem mundial

Mário Centeno

Privados pedem ao Estado 1,4 mil milhões de euros em indemnizações

Luis Cabral, economista.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Luís Cabral: “Pobreza já não é só ganhar 2 dólares/dia”

Antes de 1974, os exames da 4ª classe eram assim. Consegue resolver o de Matemática?