ecologia

Tem pilhas para deitar fora? Já há uma app para isso

No Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas a Ecopilhas lança uma nova aplicação mobile.
No Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas a Ecopilhas lança uma nova aplicação mobile.

A aplicação permitirá ao utilizador identificar o pilhão mais próximo de si e solicitar um mini pilhão para sua casa ou para o local de trabalho

Já pensou em requisitar um pilhão apenas com uma aplicação no seu smartphone? Pois é, agora já é possível.

Ao pensar como poderíamos proteger melhor e mais facilmente o ambiente, a Ecopilhas, responsável pela gestão de resíduos de pilhas e acumuladores em Portugal, criou uma aplicação mobile, gratuita para as versões IOS e Android, que lhe permitirá a requisição de um pilhão a partir de qualquer ponto do país.

Assim, a partir de dia 9 setembro, ao descarregar a aplicação, estará a contribuir não só para o aumento da reposição de pilhões, como para uma maior consciencialização ambiental.

App pilhão

Imagem da aplicação Ecopilhas Online

Sabia que existe uma rede nacional de recolha de pilhas composta por cerca de 20 000 pilhões? É verdade. E agora pode ajudar a que os números aumentem ainda mais.

A app Ecopilhas Online permitirá ao utilizador encontrar o pilhão mais próximo de si. Não só com o objetivo de alertar para as implicações ambientais, mas com a finalidade de tornar os cidadãos mais ativos e preocupados com as questões ecológicas, a Ecopilhas desenvolveu, com recurso à empresa BloomIdea, uma aplicação para smartphones e tablets.

“Muitas pilhas continuam a ser colocadas no lixo comum com o argumento de que se desconhece a localização do pilhão. Agora, esse já não é um problema”

A app, através de um sistema de geolocalização, permitirá ao utilizador identificar o pilhão mais próximo de si, solicitar um mini pilhão para casa ou para o local de trabalho e pedir que este seja colocado junto da sua área de residência.

“Muitas pilhas continuam a ser colocadas no lixo comum com o argumento de que se desconhece a localização do pilhão. Agora, esse já não é um problema”, afirma Eurico Cordeiro, diretor geral da Ecopilhas.

O lançamento da Ecopilhas Online está marcado para esta sexta-feira, na Biblioteca do Pavilhão do Conhecimento. O lançamento irá fazer parte das comemorações do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas promovido pela Eucobat (Associação Europeia das Entidades), a Associação que se dedica à recolha e reciclagem de pilhas.

O evento contará com diversas atividades de sensibilização: pilhas humanas irão percorrer o Parque das Nações com a finalidade de explicar aos cidadãos como será fácil identificar o pilhão mais próximo e alertá-los para a importância da reciclagem de resíduos de pilhas e baterias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Não conseguiu validar as faturas para o IRS? Contribuintes têm mais um dia

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva (C), acompanhada pelo secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita(D) e pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdadepela (D), Rosa Monteiro, durante a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, 26 de fevereiro de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Governo propõe licença paga até um ano a part-timers com filhos

O ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação das obras de arte da coleção BPN, agora integradas na Coleção do Estado, no Forte de Sacavém. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Fundo de Resolução já pagou em juros 530 milhões ao Estado e 90 milhões a bancos

Tem pilhas para deitar fora? Já há uma app para isso