rotinas noturnas

Aprenda a deitar-se com Ingmar Bergman e Beethoven

A associação americana National Sleep Foundation recomenda que as pessoas com idades compreendidas entre os 26 e os 64 anos devem dormir de 7 a 9 horas por noite.
A associação americana National Sleep Foundation recomenda que as pessoas com idades compreendidas entre os 26 e os 64 anos devem dormir de 7 a 9 horas por noite.

Acordar cedo e cedo erguer, dá saúde e ... ajuda a tirar maior proveito do dia. No entanto esta máxima não se aplica apenas aos hábitos matutinos. O que faz antes de se deitar, como ler ou refletir o seu dia, podem contribuir para que a manhã seguinte seja mais produtiva.

Alguns escritores, autores, psicoterapeutas e compositores (como é o caso de Ludwig Van Beethoven) admitem acordar cedo para que possam tirar um maior proveito dos seus dias. Mas não só. A rotina diurna é importante e decisiva quando conjugada com a noturna e com os hábitos tidos antes da hora de adormecer. Contas feitas, são sinónimos de um dia produtivo.

Sete personalidades de vastas áreas, selecionados pelo site Fast Company, revelam os seus hábitos matinais, bem como as atividades que praticam antes da hora de dormir.

Conheça a história de cada uma das personalidades e os seus métodos diurnos e noturnos.

Ingmar Bergman, cineasta e dramaturgo sueco, lia antes de adormecer. Lançou a questão em 1964 ‘sabem o que significa fazer cinema? São oito horas de trabalho duro para no fim conseguir três minutos de filme’. Quando não estava de ‘mãos postas’ na sétima arte, Ingmar Bergman passava grande parte das suas noites a ler. Um estudo feito pela Universidade de Sussex refere que apenas seis minutos de leitura chegam para reduzir o stress em 68%.

O compositor Ludwig Van Beethoven deitava-se cedo, por volta das 22h. Para o compositor era essencial dormir cerca de oito a nove horas por noite. Recomendação: Certamente tem um despertador para a hora de acordar, por que não programar um para a hora de dormir?

Carl Jung, psicoterapeuta gostava de apreciar uma refeição saudável à hora de jantar com a família. Segundo o site Fast Company, Jang refletia sobre o cansaço e a necessidade de descansar, mesmo sendo considerado por familiares e amigos como ‘workaholic’ .

Benjamim Franklin aproveitava a hora antes de adormecer para fazer uma reflexão sobre o seu dia e sobre os objetivos que tinha alcançado.

Henry Jones escritor, privilegiava a arte da escrita mesmo antes de ir dormir. O autor do século XIX escrevia anotações e excertos que, no dia seguinte, completava.

O escritor Kingsley Amis gostava de escrever antes de adormecer, tendo como certeza de que na manhã seguinte poderia retomar as ideias que deixou já elaboradas na noite anterior, considerando ser uma forma de produtividade.

Jane Austen, autora do livro Orgulho e Preconceito, quando não estava de volta da escrita, ocupava-se a ler as suas obras em voz alta para a sua família antes da hora de recolher.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Aprenda a deitar-se com Ingmar Bergman e Beethoven