aproveitelisboaemagosto

Aproveite Lisboa em agosto: o Parque Bensaúde é Alfacinha de Gema

ng3092289

Guardado entre a Estrada da Luz e a Rua Cidade de Cádiz, o Parque Bensaúde herdou o nome da família que, durante boa parte do século XX, deteve a posse dos cerca de 90 hectares de uma das maiores zonas verdes de Lisboa. Em São Domingos de Benfica, a antiga Quinta de Santo António das Frechas foi adquirida pelo Estado no final dos anos 70 e cedida à Câmara de Lisboa em 1997, que a transformou em jardim público. Inaugurou em 2003 e orgulha-se de ser a casa de uma alameda de plátanos e do maior sobreiro identificado em Lisboa.

A vida do Parque não foi fácil. Desde a sua inauguração, sofreu várias intervenções e só conheceu dias mais felizes em 2008, quando reabriu definitivamente. Em julho de 2011, o Alfacinha de Gema aproveitou um concurso da Câmara de Lisboa e passou a tomar conta da esplanada mesmo à entrada do Parque. É um espaço sempre fresco, virado a nascente, com wi-fi grátuito e onde os cães – com trela – também são bem-vindos.

A 29 de julho, o quiosque festejou dois anos. O negócio tem corrido bem, mas o dono do espaço queixa-se da sazonalidade. “No verão, corre tudo bem. No inverno, somos guardas do parque”, lamenta. A própria sinalética não ajuda: “Não há indicações para cá chegar e é um sítio difícil de encontrar”. Fica uma ajuda: saindo no metro do Alto dos Moinhos, percorre-se toda a Rua João de Freitas Branco, vira-se à direita para a Rua Soeiros e novamente à direita para a Rua Francisco Baía e chega-se ao Parque Bensaúde.

Não têm cozinha, têm uma copa onde se “fazem milagres” como a bruschetta de cogumelos, a 3,20 euros, ou os bolos a 1,20. A imperial é tirada a 1 euro e o café a 70 cêntimos. Aos almoços, sempre cheios, servem saladas ou tostas a rondar os 4 euros.

Este é um espaço que se esforça por envolver o bairro, promovendo atividades que vão desde o tai chi a jogos para crianças, em colaboração com empresas locais (como uma escola de música das redondezas). Além disso, o parque disponibiliza hortas urbanas, aparelhos para exercício físico e parque infantil.

Na Rua Francisco Baía, o Parque Bensaúde abre as portas 365 dias por ano. No verão (de 1 de abril a 30 de setembro), das 9h às 20h; no inverno, até às 17h. Pode apanhar o 768 da Carris ou sair no metro do Alto dos Moinhos.

Acompanhe aqui as novidades do Alfacinha de Gema.

Leia mais: Aproveite Lisboa em agosto

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Linhas de crédito anti-covid ainda podem vir a pesar muito nas contas públicas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Aproveite Lisboa em agosto: o Parque Bensaúde é Alfacinha de Gema