Warren Buffet

Bitcoins? “Posso dizer, quase com certeza, que não vão acabar bem”

Warren Buffett
Warren Buffett

'Evangelho do dinheiro' mantém uma das suas principais regras no que toca aos investimentos que escolhe: não apostar naquilo que não conhece.

A ‘febre’ parece já ter passado, mas o entusiasmo não. Mesmo depois das correções avaliativas à Bitcoin – a criptomoeda que ‘explodiu’ no ano passado e desbravou caminho no universo das moedas digitais e que chegou a valer quase 20 mil dólares -, começa a haver cada vez mais práticas empresariais a envolvê-la, desde restaurantes italianos que já aceitam pagamentos em bitcoins ou empresas espanholas que já dão a opção aos trabalhadores de receber o salário em moedas virtuais.

Para Warren Buffet, mestre na arte do investimento e aclamado por muitos como ‘o Evangelho do dinheiro’, nada disto é bom, e não é só com a Bitcoin. “No que respeita às criptomoedas, em termos gerais, posso dizer, quase com certeza, que não vão acabar bem”, afirmou o CEO da Berkshire Hathaway numa entrevista à CNBC.

Aquele que é um dos investidores mais bem sucedidos da história explica a opinião, dizendo que mantém viva a regra que sempre aplicou ao seu dinheiro ao longo da vida: não investir em algo que não conhece. “Tenho problemas suficientes com coisas sobre as quais penso saber qualquer coisa. Porque é que havia de ter uma posição curta ou longa numa coisa sobre a qual nada sei?”, acrescentou.

Quem faz afirmações em sentido completamente oposto é Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, que, em setembro passado, chegou mesmo a classificar a Bitcoin como “uma fraude” (e até que era um recurso apenas utilizado por “traficantes de drogas, assassinos e criminosos”), palavras das quais se arrepende, dizendo que “a questão da Bitcoin, no meu caso, sempre teve a ver com aquilo que os governos vão fazer à medida que se torna uma coisa realmente grande. Só tenho uma opinião diferente das outras pessoas. E não tenho muito interesse no assunto”, disse o empresário à Fox Business.

A Bitcoin foi criada em 2008 pelo programador Satoshi Nakamoto e, à data desta publicação, valia 13.624 dólares, depois de ter chegado a valer 14.859 ao longo da passada quarta-feira, dia 10 de janeiro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
JAD

José Augusto Duarte: “Temos de defender a nossa soberania económica”

Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann ,

Davos. Portugal parte à conquista da montanha do dinheiro

Preço de casas continuam a baixar

Descida do valor da casa não recupera isenção do IMI

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Bitcoins? “Posso dizer, quase com certeza, que não vão acabar bem”