Cannes Lions. Afinal há ainda mais leões com dedo criativo português

Campanha vencedora de prata em Cannes
Campanha vencedora de prata em Cannes

Há mais criatividade com dedo português a ser premiada em Cannes. Susana Albuquerque, diretora criativa executiva da espanhola Tapsas Y&R viu campanhas sairem do Cannes Lions com Leões.

“Em Print, ganhamos com a campanha para a Mariskal Rock, uma rádio on-line espanhola, que só passa Rock”, conta Susana Albuquerque, ao Dinheiro Vivo.

A campanha tem personalidades do Rock como Steve Tyler (Aerosmith), Axel (Gun’s n’Roses), Bob Dylan e Paul McCartney como protagonistas tendo a execução garantido Prata à agência que tem Susana Albuquerque como EDC, em conjunto com o EDC Martin Ostiglia e o Vice-Presidente Criativo, o Mauricio Rocha.

Em Rádio, a Tapsas Y&R ganhou prata e bronze. “A Prata é para uma campanha do Fancine, o festival de cinema fantástico da universidade de Málaga, um cliente histórico da agência”, diz Susana Albuquerque.

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Já o Bronze foi para Daddytoons News, uma ação especial para o Opel Zafira. Ouça aqui

A criativa, na agência espanhola desde julho de 2013, comenta o facto de este ano a participação portuguesa no Cannes Lions só ter resultado, até ao momento, em um Leão. Em claro contraste com o desempenho de criativos portugueses, em agências estrangeiras que já conquistaram (caso de João Coutinho com a Guns With History) vários Leões.

“Só posso falar por Madrid, claro”, diz Susana Albuquerque. “Se estás a trabalhar numa multinacional para quem Cannes é uma prioridade, então passa a ser uma prioridade para esse escritório”, diz. “Isso significa ter pressão internacional para ter trabalho com potencial de ganhar. Isso significa orientar a máquina nesse sentido. No dia a dia, é uma agenda que está sempre aí presente, e que é preciso cumprir, tal e qual os objetivos de negócio”, frisa.

“É preciso talento, essa é a base do nosso negócio. Há muito talento em Portugal, como é óbvio. Mas muito do trabalho que ganha em Cannes acontece porque as multinacionais investem muito para ter bons resultados aí, porque essa é a forma que existe hoje de tornar as networks mais visíveis e mais apetecíveis para os grandes clientes”, conclui.

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