Cannes Lions: Ivity, Fuel, Leo Burnett e Fullsix os leões nacionais

Ivity e Fuel, Leão de Ouro, Cannes Lions
Ivity e Fuel, Leão de Ouro, Cannes Lions

Dois ouros e quatro bronzes foram os Leões que a representação nacional no Cannes Lions trouxe na bagagem, nesta última edição do festival de publicidade francês, considerado o evento do sector mais relevante a nível mundial.

A nova identidade da Sonae valeu Ouro na categoria de Design à Ivity. Ao Dinheiro Vivo, Carlos Coelho, co-fundador da agência com Paulo Rocha (jurado nesta categoria), descrevia o trabalho desenvolvido para a empresa de Belmiro de Azevedo como “um projecto feito para o futuro”, onde a ‘forma’ de a marca pode ir sofrendo, ao longo do tempo, diferentes configurações e evoluções.

Ouro também foi o prémio atribuído à campanha Mugshots, um pro bono criado pela Fuel, para a Amnistia Internacional. Composta por três peças, a campanha ganhou um Leão de Ouro em Outdoor (analisa trabalhos de publicidade exterior), tendo sido desenvolvida para assinalar o 30º aniversário da Amnistia Internacional em Portugal e o 50º da organização a nível mundial, explicou ao Dinheiro Vivo Pedro Bexiga, co-director criativo da campanha juntamente com Marcelo Lourenço. Mugshots expõe fotografias de pessoas detidas pela PIDE, tendo sido inspirada pelo livro Por Teu Livro Pensamento, do fotógrafo João Pina, que fotografou e entrevistou diversos presos políticos no tempo da ditadura.

Cidade de Cartão (Ivity), Animals e People (Leo Burnett) e um banner para a fundação Planet Earth Institute (Fullsix) chegaram a Leão de Bronze nas categorias Design, Imprensa e Young Lions Cyber (categoria dedicada aos jovens criativos e que premeia os trabalhos na área digital). Cidade de Cartão envolveu cerca de 20 pessoas durante mais de um mês a produzir uma verdadeira metrópole de cartão de 400 m2 no interior da agência de Carlos Coelho. Com rotundas, edifícios ou aviões, Cidade de Cartão exibe as marcas clientes da Ivity nos diversos elementos que a compõem. Já Animals e People, trabalhos assinados pela Leo Burnett para o banco de imagem Corbis, foram reconhecidas com Bronze em Imprensa, categoria onde Horacio Puebla, o director criativo da agência, era jurado. Para a Planet Earth Institute, a equipa da Fullsix nos Young Lions em Cyber criou um banner que tinha como ponto de partida incentivar o público a proteger o ambiente. O conceito, explicou Maria João Amaro (web designer), um dos elementos da dupla da Fullsix com a copy Rita Leon Bernardo, consistia em apresentar um anúncio digital com a pergunta “quer salvar este planeta?” no momento em que a pessoa saia da página onde o mesmo era exibido, uma ideia inspirada na lógica do Word da Microsoft quando questiona “quer salvar este texto”. “Enquanto num texto qualquer, se não salvar as alterações, a pior consequência é perder esse texto, se não salvar o planeta, as consequências são bem piores – mensagens que o banner se encarrega de revelar ao utilizador”, desceveu ao Dinheiro Vivo a webdesigner da Fullsix.

Além dos Leões, a representação portuguesa chegou a shortlist em Imprensa com Chinese Forces (Leo Burnett, para a Amnistia Internacional), Kids e Justice (Y&R, para a AMI) e, em Cyber, com Natal Digital. Um viral auto-promocional da Excentric que mostra como seria contada a história do nascimento de Jesus através do recurso às novas plataformas.

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