livros

Caracol desenhado por um gato vence prémio de Literatura Pingo Doce

Foto: DR
Foto: DR

"Orlando - O Caracol Apaixonado" é o novo livro infantil que o Pingo Doce irá colocar à venda nas suas 380 lojas, resultado de mais uma edição do Prémio de Literatura Infantil, que atribui 50 mil euros de prémio, divididos entre os vencedores da categoria de texto e ilustração.

Sérgio Mendes é pois o vencedor na categoria de texto na 2.ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, enquanto o ilustrador Elias Gato, 26 anos, que usa o pseudónimo Miau, deu corpo à prosa, vencendo assim o prémio de Ilustração.

O autor do texto vencedor tem 41 anos e é de Guimarães. Doutorado em Física, é professor de Física e Química na Escola D. Dinis, em Santo Tirso. Filho de um poeta, este homem das ciências desde cedo teve um grande amor pelos livros e pela escrita.

O conto “Orlando – O caracol apaixonado” (3,99 euros) foi o escolhido pelo Júri presidido pela Alêtheia Editores, representado por Zita Seabra e composto por Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda.

Lançada em 2006, a coleção de livros infanto-juvenil com a marca Pingo Doce, que já vendeu cerca de 1 milhão de livros, conta já com mais de 200 títulos. “Depois do enorme sucesso do livro vencedor da 1.ª edição deste concurso – ‘De onde vêm as bruxas?’ – que já vendeu mais de 10 mil exemplares – foi com grande satisfação que verificámos mais uma vez a forte adesão dos portugueses ao desafio que lhes lançámos”, dizia recentemente Luís Araújo, diretor-geral do Pingo Doce.

Os vencedores da 2.ª edição foram selecionados entre mais de 1.500 candidaturas oriundas de todo país. Pedro Soares dos Santos, presidente e administrador-delegado do Grupo Jerónimo Martins, destacou que o êxito deste projeto se verificou, também, na Polónia onde “a adesão foi extraordinária, com mais 5 mil candidaturas de texto e ilustração”, acrescentando ainda que  o livro resultante da 1.ª edição, na Polónia, vai ser lançado na próxima semana, em Varsóvia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Paulo Spranger/Global Imagens)

Depois de pagar a renda sobram 450 euros ao salário dos lisboetas

(Paulo Spranger/Global Imagens)

Depois de pagar a renda sobram 450 euros ao salário dos lisboetas

Aptoide | Paulo Trezentos | Álvaro Pinto

Portuguesa Aptoide já negoceia com Huawei para ser alternativa à Google

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Caracol desenhado por um gato vence prémio de Literatura Pingo Doce