Vídeo

Clips. Apple lança concorrente do Snapchat e Instagram Stories

Clips estará disponível para iPhone e iPad
Clips estará disponível para iPhone e iPad

Aplicação Clips estará disponível na App Store a partir de abril.

O vídeo em dispositivos móveis é o ativo mais quente do momento e a Apple acaba de entrar nesse jogo. A empresa vai lançar uma nova aplicação para iOS no início de abril, Clips, para criar pequenos vídeos prontos a partilhar nas redes sociais. As comparações com as ferramentas de vídeo Snapchat Stories e Instagram Stories são inevitáveis.

“A Clips dá aos utilizadores de iPhone e iPad uma nova forma de expressão através de vídeo e é incrivelmente fácil de usar”, explicou Susan Prescott, vice presidente de marketing de Apps na Apple. “Os efeitos, filtros e fantásticos novos Live Titles que desenhámos para a Clips permitem a qualquer pessoa fazer um vídeo com ótimo aspeto e partilhável de forma fácil, com apenas alguns toques.”

É uma iniciativa interessante da Apple, que já tem outra aplicação virada para o vídeo, iMovies, e uma ferramenta de criação de slideshows com fotografias, Memories, mas nunca tinha criado uma aplicação vídeo especificamente para dispositivos móveis. A Clips emula o conceito do Snapchat Stories e Instagram Stories: a criação de pequenas “histórias” que juntam vídeo, imagens e som e se tornou extremamente popular nas respetivas redes sociais. Aliás, o lançamento do Instagram Stories teve mesmo um efeito negativo na utilização do Snapchat Stories, o que mostra que nenhuma destas ferramentas tem domínio garantido.

Segundo a Apple, que mostrou um preview da aplicação antes de esta ser disponibilizada, a Clips é diferente porque tem um design único; isto é, a combinação de vídeos, fotos e música é feita de forma inovadora, e estes vídeos podem depois ser partilhados com amigos na app Messages, no Instagram, no Facebook, Vimeo, YouTube ou noutras redes. Ser uma aplicação “agnóstica” é uma das suas vantagens em relação à concorrência.

Outro diferenciador é o Live Titles, uma funcionalidade que permite aos utilizadores criarem títulos e legendas animadas por voz – à medida que fala, as legendas aparecem no ecrã de forma automática e sincronizada. A boa notícia é que esta ferramenta suporta 36 línguas, incluindo português.

Os efeitos que podem ser adicionados incluem filtros de banda desenhada, posters animados, balões de fala e diversas formas.

Fiel à sua filosofia de simplicidade, a Apple também sugere que a edição destes vídeos é mais fácil e intuitiva, sem grandes ferramentas nem curva de aprendizagem. A app tem um botão para gravar vídeos e tirar fotos, mas também é possível ir buscá-los à galeria de imagens. Depois, há uma biblioteca de filtros, emojis e outras adições. O fundo pode ser animado e estão disponíveis “dezenas de músicas” ajustáveis à duração do vídeo.

A partilha também é inteligente. Por exemplo, quando o utilizador quer partilhar o vídeo na app Messages, a Clips vai sugerir amigos com base em quem aparece no vídeo ou com quem interage mais frequentemente.

A app estará disponível na App Store dentro de duas semanas e poderá ser usada em iPhone a partir do 5s, iPad Air e iPad Pro, iPod Touch de 6ª geração e a partir do iPad mini 2. É preciso que esteja instalado o iOS 10.3.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

NUNO VEIGA / LUSA

Governo apresentou queixa contra 21 pedreiras em incumprimento

Outros conteúdos GMG
Clips. Apple lança concorrente do Snapchat e Instagram Stories