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Coca-Cola. Taste the Feeling com Avicii

Nova campanha da Coca-Cola
Nova campanha da Coca-Cola

Coca-Cola arranca com nova estratégia de comunicação e nova assinatura. Campanha argentina foi a escolhida para apresentar o conceito em Portugal.

A Coca-Cola quer voltar a apaixonar os consumidores pelo sabor e hoje apresentou ao mercado português a nova estratégia global de “marca única” e uma nova assinatura: Taste the Feeling. Um novo sabor na comunicação da marca que conta com um hino saído do estúdio do sueco Avicii.

Taste the Feeling substitui o Open Happiness (Abre a Felicidade) que desde 2009 marcava a comunicação da Coca-Cola. Agora o foco é o produto e uma marca única, a Coca-Cola clássica, sob a qual está toda a comunicação das restantes gamas: Light e Zero. “Deixámos de ter várias personalidades para marcas diferentes, para termos uma marca única, a Coca-Cola”, explica Tiago Andrade, brand manager da Coca-Cola Iberia.

 

 

 

Vermelho é o tom da comunicação da marca

Momentos do quotidiano – “tornados ainda mais especiais com uma Coca-Cola” -, e uma comunicação emocional, combinam-se com as diversas gamas de produto que são exibidas nos anúncios que, no fim, apresentam o disco vermelho da Coca-Cola. O vermelho vai marcar presença ainda em apontamentos de cor nas imagens de campanha cujas fotografias têm a assinatura dos fotógrafos Guy Aroch e Nacho Ricci.

A nova comunicação tem ainda uma nova assinatura sonora da marca, inspirada pelos “sons de desfrutar uma Coca-Cola”.

Dez agências a nível mundial foram chamadas pela Coca-Cola desenvolver as campanhas globais. Sob Pressão (Ogilvy, Nova Iorque), Amor Fraterno (Santo, Argentina) e Rutura (Santo, Buenos Aires) são alguns dos anúncios já na rua. Para Portugal, a opção recaiu em Anthem (Hino), com criatividade da Mercado-McCann, de Buenos Aires.

 

“Achamos que era a melhor campanha no sentido de sintetizar a mensagem da marca, em que os consumidores iriam recebê-la de forma mais imediata”, justifica Tiago Andrade, que não revela os valores de investimento publicitário no mercado português. Hino vai marcar presença em TV, outdoor e digital, este último com um reforço “maior do que o habitual”.

 

Campanhas locais com a nova estratégia de comunicação da marca – como já sucedeu em anos anteriores – não estão nos horizontes da Coca-Cola. A atual campanha global tem “histórias universais” que podem “acontecer em qualquer parte do mundo”. “Pensamos que é forma de retirarmos mais eficiência na nossa comunicação”, frisa o brand manager da Coca-Cola Iberia.

 

Anthem tem o contributo de Avicii e voz de Conrad Sewell, protagonista do tema Firestone, de Kygo. O DJ sueco também irá produzir versões adicionais de Taste the Feeling, para as campanhas da marca para o Euro 2016 e os Jogos Olímpicos, que decorrem este ano no Brasil.

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