Comic Con

Comic Con. O maior evento de cultura pop muda-se para Lisboa em 2018

Foto: Rui Oliveira / Global Imagens
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens

Festival pode dividir-se em vários locais e prepara-se para apostar mais na música.

A quinta temporada da Comic Con Portugal vai decorrer em Lisboa. No próximo ano, o maior evento anual dedicado à cultura pop vai mudar-se para a capital e realizar-se mais cedo, em setembro. Isto é possível porque a dupla de organizadores, Paulo Rocha Cardoso e Pedro Cardoso, conta com um novo parceiro, a Great Global Events.

O seu líder, Paulo Santos, justifica a mudança de cenário em entrevista ao Dinheiro Vivo. “É uma mudança natural. Tem a ver com a maturidade ganha pela própria organização ao fazer o evento e com os fatores estruturais. Ao realizarmos este evento em Lisboa criamos uma ponte mais rápida para chegar a espanhóis e outros europeus que queiram vir fazer parte desta festa”, refere o CEO da Great Global Events.

A mudança de cidade, só por si, “vai criar uma bolsa de entusiasmo e de interação que é importante para um evento desta dimensão”. Paulo Santos assinala que em Lisboa “há maior oferta hoteleira, maior capacidade de distribuição e interação”. E a capital já não é só a menina e moça: “Tornou-se numa miúda gira e toda a gente quer namorar com ela”.

A Comic Con também vai passar a dividir-se em pelo menos cinco locais diferentes em vez de concentrar tudo num centro de exposições. “Queremos promover a interatividade e o conceito por temas, além de introduzir uma componente festivaleira.” Sem adiantar muito mais detalhes, Paulo Santos garante um reforço da área da música, sobretudo a que está ligada aos filmes

As alterações ao evento foram concertadas com a dupla Paulo Rocha Cardoso e Pedro Cardoso da CITY – Conventions In The Yard – que criou a Comic Con Portugal em 2014, no Porto, e que “ficará com 99% do peso do evento”. Quase tudo começou por acaso e depois de a Great Global Events ter lançado uma ideia para a edição deste ano.

“Este ano, vamos ter o Comic Con to Business. Queremos reunir, numa sala, marketeers e diretores gerais de empresas que utilizam este mercado para criar relações com os utilizadores. A Conventions in the Yard convidou-nos para co-organizar este evento este ano. Foi a partir desse namoro e dessa preparação que surgiu o modelo da Comic Con em Lisboa, depois de vários brainstorms e de conversas com o município”, recorda Paulo Santos.

A edição deste ano da Comic Con Portugal, a convenção anual que celebra os vários vértices da cultura pop, dos videojogos ao anime, dos comics ao cosplaying, das séries de televisão e filmes de cinema à literatura fantástica, além da música, vai decorrer entre 14 e 17 de dezembro, na Exponor. Entre os vários nomes confirmados, destaque para Dominic Purcell, o Lincoln Burrows de Prison Break, e Edward James Olmos, o Gaff de Blade Runner 2049.

Depois da edição de 2018, que servirá como um teste, as próximas temporadas da Comic Con poderão decorrer em vários locais: “pode-se encontrar uma versão mista e dividir o evento por Lisboa e Porto. Podemos até ir para outro sítio. Mas sabemos que Lisboa tudo fará para nos seduzir e cativar”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A administradora delegada da Media Capital, Rosa Cullell (E), acomapnhada pelo CEO da Altice Media, Alain Weill (2-E), do CEO do Grupo Altice, Michel Combes (2-D), e do Chairman e CEO da Portugal Telecom, Paulo Neves (D), fala durante uma conferência de imprensa sobre a compra da Altice sobre o grupo Media Capital,. Fotografia: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Compra da TVI pelo Meo pode “criar entraves significativos à concorrência”

Foto: ANDRÉ KOSTERS / LUSA

Financial Times destaca “sucesso socialista” na recuperação de Portugal

Cristina Casalinho, presidente do IGCP. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens

Casalinho quer alongar pagamento da dívida para evitar picos de reembolsos

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Comic Con. O maior evento de cultura pop muda-se para Lisboa em 2018