Comic Con

Comic Con. O maior evento de cultura pop muda-se para Lisboa em 2018

Foto: Rui Oliveira / Global Imagens
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens

Festival pode dividir-se em vários locais e prepara-se para apostar mais na música.

A quinta temporada da Comic Con Portugal vai decorrer em Lisboa. No próximo ano, o maior evento anual dedicado à cultura pop vai mudar-se para a capital e realizar-se mais cedo, em setembro. Isto é possível porque a dupla de organizadores, Paulo Rocha Cardoso e Pedro Cardoso, conta com um novo parceiro, a Great Global Events.

O seu líder, Paulo Santos, justifica a mudança de cenário em entrevista ao Dinheiro Vivo. “É uma mudança natural. Tem a ver com a maturidade ganha pela própria organização ao fazer o evento e com os fatores estruturais. Ao realizarmos este evento em Lisboa criamos uma ponte mais rápida para chegar a espanhóis e outros europeus que queiram vir fazer parte desta festa”, refere o CEO da Great Global Events.

A mudança de cidade, só por si, “vai criar uma bolsa de entusiasmo e de interação que é importante para um evento desta dimensão”. Paulo Santos assinala que em Lisboa “há maior oferta hoteleira, maior capacidade de distribuição e interação”. E a capital já não é só a menina e moça: “Tornou-se numa miúda gira e toda a gente quer namorar com ela”.

A Comic Con também vai passar a dividir-se em pelo menos cinco locais diferentes em vez de concentrar tudo num centro de exposições. “Queremos promover a interatividade e o conceito por temas, além de introduzir uma componente festivaleira.” Sem adiantar muito mais detalhes, Paulo Santos garante um reforço da área da música, sobretudo a que está ligada aos filmes

As alterações ao evento foram concertadas com a dupla Paulo Rocha Cardoso e Pedro Cardoso da CITY – Conventions In The Yard – que criou a Comic Con Portugal em 2014, no Porto, e que “ficará com 99% do peso do evento”. Quase tudo começou por acaso e depois de a Great Global Events ter lançado uma ideia para a edição deste ano.

“Este ano, vamos ter o Comic Con to Business. Queremos reunir, numa sala, marketeers e diretores gerais de empresas que utilizam este mercado para criar relações com os utilizadores. A Conventions in the Yard convidou-nos para co-organizar este evento este ano. Foi a partir desse namoro e dessa preparação que surgiu o modelo da Comic Con em Lisboa, depois de vários brainstorms e de conversas com o município”, recorda Paulo Santos.

A edição deste ano da Comic Con Portugal, a convenção anual que celebra os vários vértices da cultura pop, dos videojogos ao anime, dos comics ao cosplaying, das séries de televisão e filmes de cinema à literatura fantástica, além da música, vai decorrer entre 14 e 17 de dezembro, na Exponor. Entre os vários nomes confirmados, destaque para Dominic Purcell, o Lincoln Burrows de Prison Break, e Edward James Olmos, o Gaff de Blade Runner 2049.

Depois da edição de 2018, que servirá como um teste, as próximas temporadas da Comic Con poderão decorrer em vários locais: “pode-se encontrar uma versão mista e dividir o evento por Lisboa e Porto. Podemos até ir para outro sítio. Mas sabemos que Lisboa tudo fará para nos seduzir e cativar”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Comic Con. O maior evento de cultura pop muda-se para Lisboa em 2018