Conheça os 28 melhores vinhos verdes nacionais de 2014

Conheça os 28 melhores vinhos verdes nacionais de 2014
Vinho verde vende cada vez mais para o estrangeiro

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) entregou na sexta-feira os prémio “Melhores Verdes”. A gala decorreu no Palácio da Bolsa e premiou 28 vinhos verdes entre os mais de 200 que foram a concurso na edição deste ano.

Na categoria Best Of, foram destacados o vinho Loureiro “Casal de Ventozela”, os Alvarinhos “Dom Ponciano” e “Via Latina” e os Avessos “Quinta das Almas” e “Quinta de Linhares”, selecionados por um júri internacional composto por especialistas provenientes dos principais mercados de exportação. Os vinhos selecionados nesta categoria vão ser os embaixadores do Vinho Verde nos principais eventos internacionais, nomeadamente nas degustações realizadas nos mercados estratégicos como o Brasil ou os estados Unidos.

Leia também: Siza também é nome de vinho de edição exclusiva limitada

Na categoria Ouro são doze as colheitas selecionadas: quatro distinções para a “Quinta Da Lixa” (Branco, Vinhão, Loureiro e Alvarinho), “Praça de S. Tiago – Colheita Selecionada Espadeiro”, dois destaques para “Casa de Vilacetinho – Colheita Selecionada” com Alvarinho e Azal, “Quinta de Linhares Avesso”, “Quinta da Levada Azal”, “Alvaianas”, “Adega Velha” e “Conde Villar”. As colheitas desta categoria foram distinguidas pelos jurados nacionais de várias entidades como a Associação de Escanções de Portugal, Comissões Vitivinícolas de várias regiões e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O selo Prata foi atribuído a onze colheitas, desde “QL Aroma de Castas Grande Escolha” a “Quinta de Naíde”, passando por “Quinta da Samoça Vinhão”, “Terras de Monção Alvarinho”, “Casal de Ventozela Arinto”, “Vale de Ambrães Avesso”, “Quinta de Gomariz Colheita Selecionada” – Loureiro e Alvarinho, “Quinta da Lixa Trajadura”, “Saramagosa” e “Ferreirinha”.

“Estamos a colher os frutos das centenas de hectares de novas vinhas em que a região vem investindo, numa média de 800 hectares/ano. As novas vinhas estão a produzir vinhos fabulosos que reforçam muito a capacidade exportadora do Vinho Verde “, refere o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro.

Estes prémios são entregues há 25 anos mas a edição de 2014 foi uma das maiores de sempre, que contou com 237 marcas inscritas no concurso.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Conheça os 28 melhores vinhos verdes nacionais de 2014