Continente. 30 anos que contam a história do consumo em Portugal

A carregar player...

O primeiro Continente nasceu em 1985. Situado em Matosinhos, era conhecido por Gigantão Baratão e durante algum tempo recebia excursões de pessoas de outros pontos do país. A entrada dos clientes era controlada por um apito que ordenava o fecho das portas.

Os portugueses tinham a possibilidade de comprar os produtos para o dia-a-dia no mesmo espaço, com cerca de oito mil metros quadrados. Cerca de 15 mil pessoas visitavam diariamente a loja, gastando uma média de 10 contos (50 euros). Logo no primeiro dia, o sucesso da loja foi garantido, tendo sido necessário encerrar portas por alguns períodos para possibilitar a reposição dos produtos.

A partir daí, abriram vários hipermercados do grupo Sonae, totalizando, passados 30 anos, 40 lojas Continente, 42 Continente Bom Dia e 105 lojas Continente Modelo, estando ainda presente com 16 lojas na Madeira e 7 nos Açores.

Para assinalar a data, o Continente lançou uma campanha publicitária cujo mote é “Há 30 anos a dar vida ao futuro”. Criada pela agência Fuel, a comunicação reforça a mensagem de que o Continente está ao lado do consumidor e que ao longo dos anos tem vindo a apresentar soluções inovadoras de variedade, preço e frescura.

Simultaneamente, explorando a dicotomia futuro imaginado/futuro concretizado, o spot publicitário, produzido pela Garage, concretamente por Miguel Varela, e realizado por Rogério Serrasqueiro, ” torna claro o papel fundamental do Continente nas nossas vidas desde 1985″, explica a empresa em comunicado, acrescentando que “para cada visão do futuro não concretizada, há uma oferta/inovação do Continente que se realizou e mudou a vida dos portugueses para melhor.”

Esta campanha é a primeira de várias ações previstas para assinalar os 30 anos do Continente, tal como anuncia o Continente aqui.

E aqui algumas datas do Continente em destaque:

1985 – 1º Continente Matosinhos – Gigantão Baratão

1988 – Onde Comprar é Ganhar

1990 – Mudança Logo

– Continente 5 Anos em Portugal

1992 – Lançamento Marca Própria

– Leopoldina (História)

1993 – Campeão dos Preços Baixos

1996 – Mudança Logótipo

1997 – Gente Inteligente Compra no Continente

1998 – Novidades Novidades só no Continente

– Lançamento Clube dos Produtores

1999 – Preços Fim de Século

2001 – Não Invente, vá ao Continente

– Lançamento Continente Online

2003 – 1ª Vez Marca de Confiança

– Lançamento Missão Sorriso

2004 – HiperPortugal (Figo)

2005 – 20 Anos Continente

– Rebranding Continente

2006 – Campanha Eusébio

– Promoção 75%

– Tudo a Ler

2007 – Sempre Consigo

– Cartão Continente

2008 – Ontem, Hoje e Amanhã

– Jogos Olímpicos

2009 – Eu Conto com o Continente

– Plataforma Chef Online

– 1º Mega Pic-Nic Continente

2010 – 25 Anos Continente

– 1º Mercado de Sabores

2011 – Fusão da marca Continente / Modelo

2012 – Euro 2012

– Parceria Continente e Federação Portuguesa de Futebol

2013 – Novo Conceito de Loja – Loja do Futuro

– Aquisição de 8 lojas na Madeira para conversão em Continente Modelo

– Maratona do Cão

2014 – O que rende é ir ao Continente

– Mundial 2014

– Festa da Família

2015 – 30 Anos Continente

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
Continente. 30 anos que contam a história do consumo em Portugal