cinema

Criador de Star Wars abrirá museu de mil milhões em Los Angeles

LMNA-LA-02

O criador de “Star Wars”, George Lucas, anunciou a construção de um museu com um orçamento de mil milhões de euros, o Lucas Museum of Narrative Art.

A abertura do novo museu de Los Angeles, o Lucas Museum of Narrative Art, está previsto para o dia 4 de maio de 2020, data nomeada pelos fãs como “o dia de Star Wars”.

O Presidente da Câmara da cidade afirmou que o projeto será “uma nova joia”, e várias associações de museus já estão a planear que este seja “um dos museus mais imaginativos e exclusivos do mundo”, num projeto que terá um orçamento inicial de mil milhões de euros.

A equipa de gestão do projeto afirma que foi difícil escolher entre Los Angeles e São Francisco. “Cada local oferece atributos únicos e maravilhosos”, de acordo com a declaração do Conselho de Administração. Entretanto, segundo os responsáveis, Los Angeles “oferece um impacto maior à cidade”.

O museu será construído no Exposition Park da cidade, lar de outros três grandes museus de Los Angeles (o California Science Center, o Natural History Museums of Los Angeles County e o California African-American Museum). A cidade também acolhe o Los Angeles Memorial Coliseum, da Faculdade do Sul da Califórnia, onde George Lucas estudou cinema.

george-lucas-star-wars

O museu provavelmente terá uma coleção com a história de “Star Wars”, e a equipa que está a fazer a gestão do espaço pretende criar um lugar onde “não existem divisões artificiais entre arte ‘sofisticada’ e arte ‘popular’”.

A coleção vai dividir-se em três categorias básicas: arte narrativa, arte do cinema e arte digital, abrangendo épocas que vão do impressionismo francês à fotografia do início do século XX, com adereços e ilustrações dos filmes de George Lucas. Além de “Star Wars”, o realizador é conhecido como criador da série “Indiana Jones” e pela empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic.

O museu terá uma área entre 24.620 e 25.550 metros quadrados e uma galeria de 9.300 metros quadrados. Em comparação com outros grandes museus mundiais, este projeto poderá ser incluído entre os maiores museus do mundo.

O edifício em si terá um exterior curvilíneo que parece estar a flutuar em pilares parabólicos. O arquiteto e designer do projeto será Ma Yansong, da empresa MAD Architects, de Pequim.

la-1477543194-snap-photo

O museu estará localizado num terreno com uma grande área verde, aproximadamente três hectares. Embora o projeto esteja situado perto da linha do metro, também há planos para estabelecer um estacionamento subterrâneo para 1.800 carros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Diana Quintela/ Global Imagens)

Ministra da Administração Interna pede demissão. Costa vai a Belém

Fresh

Governo prepara linha de apoio para agricultores afetados pelos fogos

costa

Costa: “se quer ouvir-me pedir desculpas, eu peço desculpas”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Criador de Star Wars abrirá museu de mil milhões em Los Angeles