cinema

Criador de Star Wars abrirá museu de mil milhões em Los Angeles

LMNA-LA-02

O criador de “Star Wars”, George Lucas, anunciou a construção de um museu com um orçamento de mil milhões de euros, o Lucas Museum of Narrative Art.

A abertura do novo museu de Los Angeles, o Lucas Museum of Narrative Art, está previsto para o dia 4 de maio de 2020, data nomeada pelos fãs como “o dia de Star Wars”.

O Presidente da Câmara da cidade afirmou que o projeto será “uma nova joia”, e várias associações de museus já estão a planear que este seja “um dos museus mais imaginativos e exclusivos do mundo”, num projeto que terá um orçamento inicial de mil milhões de euros.

A equipa de gestão do projeto afirma que foi difícil escolher entre Los Angeles e São Francisco. “Cada local oferece atributos únicos e maravilhosos”, de acordo com a declaração do Conselho de Administração. Entretanto, segundo os responsáveis, Los Angeles “oferece um impacto maior à cidade”.

O museu será construído no Exposition Park da cidade, lar de outros três grandes museus de Los Angeles (o California Science Center, o Natural History Museums of Los Angeles County e o California African-American Museum). A cidade também acolhe o Los Angeles Memorial Coliseum, da Faculdade do Sul da Califórnia, onde George Lucas estudou cinema.

george-lucas-star-wars

O museu provavelmente terá uma coleção com a história de “Star Wars”, e a equipa que está a fazer a gestão do espaço pretende criar um lugar onde “não existem divisões artificiais entre arte ‘sofisticada’ e arte ‘popular’”.

A coleção vai dividir-se em três categorias básicas: arte narrativa, arte do cinema e arte digital, abrangendo épocas que vão do impressionismo francês à fotografia do início do século XX, com adereços e ilustrações dos filmes de George Lucas. Além de “Star Wars”, o realizador é conhecido como criador da série “Indiana Jones” e pela empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic.

O museu terá uma área entre 24.620 e 25.550 metros quadrados e uma galeria de 9.300 metros quadrados. Em comparação com outros grandes museus mundiais, este projeto poderá ser incluído entre os maiores museus do mundo.

O edifício em si terá um exterior curvilíneo que parece estar a flutuar em pilares parabólicos. O arquiteto e designer do projeto será Ma Yansong, da empresa MAD Architects, de Pequim.

la-1477543194-snap-photo

O museu estará localizado num terreno com uma grande área verde, aproximadamente três hectares. Embora o projeto esteja situado perto da linha do metro, também há planos para estabelecer um estacionamento subterrâneo para 1.800 carros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Sede Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa

As respostas da CGD sobre o plano de recapitalização

17. Hong Kong, China

Como vai ser a economia mundial em 2050?

Fotografia: Alvaro Isidoro/Global Imagens

Novo Banco. Bruxelas quer venda de 100%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Criador de Star Wars abrirá museu de mil milhões em Los Angeles