David Baverstock eleito enólogo do ano pela Revista Wine

ng3096940

O luso-australiano David Baverstock foi eleito enólogo do ano na cerimónia Essência do Vinho, promovida pela Revista Wine e pela Revista dos Vinhos. Marca Esporão teve papel de destaque nos prémios deste ano.

David Baverstock já tinha sido considerado enólogo do ano pela Revista dos Vinhos em 1999. A publicação descreve-o como um “enólogo raro, sério e respeitado por todos os seus pares, discreto, mas responsável por muitos dos grandes vinhos em Portugal, tanto no Alentejo como no Douro”.

Responsável pelos vinhos da Herdade do Esporão e da Quinta das Murças, está em Portugal há 25 anos. Prémio advém da sua capacidade de “produzir grandes vinhos em edições suficientemente numerosas para serem acessíveis a uma população enófila dilatada, democratizando o vinho de qualidade e dobrando a equação mais difícil do mundo do vinho, a fusão entre qualidade e excelência”.

Um dos vinhos da Herdade do Esporão destacados pela Revista Wine foi o Torre 2007, que recebeu 18 pontos entrando assim na lista de “Vinhos com Melhor Pontuação”. Os peritos da revista consideraram-no um vinho com uma “enorme riqueza de aromas, potência e complexidade” e que revela “uma vitalidade e jovialidade impressionantes”, fruto da “solidez do trabalho de adega” e do “trabalho de um grande enólogo”.

Juntamente com o Esporão Private Selection Tinto 2009, o Torre 2007 foi considerado pela Revista dos Vinhos como um dos trinta “Melhores do Ano 2012”.

As principais qualidades atribuídas ao Esporão Private Selection 2009 pela Revista dos Vinhos foram ser “um tinto sofisticado e moderno, tributário do clima quente onde as uvas nasceram, mas acentuando também o lado mais complexo onde a fruta e a barrica dialogam, sem lutar entre si”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
António Costa e Silva, responsável pelo plano para a economia nacional nos próximos dez anos.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Plano de Costa Silva. As bases estão lá, falta garantir boa execução

Filipe Santos, dean da Católica Lisbon Business and Economics ( Pedro Rocha / Global Imagens )

Filipe Santos: Risco de austeridade? “Depende de como evoluir a economia”

Filipe Santos, dean da Católica Lisbon Business and Economics ( Pedro Rocha / Global Imagens )Filipe Santos
( Pedro Rocha / Global Imagens )

Filipe Santos: Há um conjunto de empreendedores que vai continuar

David Baverstock eleito enólogo do ano pela Revista Wine