Euro 2016

Depois dos jogos, o programa de TV favorito dos portugueses foi…

Os programas em torno dos jogos do Euro 2016 também ajudaram a RTP1 a aumentar audiências e share em junho.

Ter o exclusivo dos jogos do Euro 2016 foi um motor para as audiências da RTP1. O canal público ganhou audiências e share face aos concorrentes. Durante o Euro 2016, o canal público registou um share médio de 21%, mais 6,8 pontos percentuais face à média de maio.

Mas não foram apenas as audiências dos jogos da Seleção a concentrar as atenções dos telespectadores no canal público. Foram também os programas relacionados com o Euro 2016 da RTP1 que beneficiaram com o Campeonato de Europeu de Futebol.

 

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“Todos os dias, o canal público emitiu durante o prime-time uma emissão especial acerca do evento – “Euro 2016: A Melhor Seleção”, que no global registou uma audiência média próxima dos 531 mil telespectadores e um share médio de 14.4%”, destaca a Initiative IPG Mediabrands. “A emissão que se seguiu à vitória de Portugal frente à Croácia e a consequente passagem aos quartos-de-final foi a emissão do programa mais vista, com perto de 1,2 milhões de portugueses a acompanharem a festa.”

O programa “Especial Desporto”, transmitido igualmente na RTP1, foi o segundo mais visto, com uma média de 462 mil telespectadores a acompanhar a emissão especial que cobriu a chegada da Seleção Nacional a Portugal no dia 11 de julho, após a conquista do Euro 2016, e a festa que se seguiu pelas ruas de Lisboa.

Na TVI a chegada e as comemorações foi visto por uma média de cerca de 425 mil telespectadores. O programa “Euro 2016: Pre-Match” também da RTP1 está na quarta posição dos mais vistos.

“As posições seguintes do ranking são ocupadas pelos programas de futebol que os canais transmitem durante toda a época desportiva, na sua maioria de periodicidade semanal. Estes programas foram vistos sobretudo pelo público masculino e mais velho. Ainda assim, “Euro 2016: Pre-Match” da RTP1 e os especiais sobre a chegada da seleção nacional a Portugal mostraram uma elevada afinidade com o público feminino”, destaca a Inititive IPG Mediabrands.

Análise feita com base nos dados facultados pela Initiative/ IPG Mediabrands. Acompanhe as audiências do Euro 2016 aqui.

*Com infografia de Telmo Fonseca

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