MATERIA

Designer japonês cria peça para a Corticeira Amorim

Tipsy, a nova peça da coleção MATERIA. Fotografia: D.R.
Tipsy, a nova peça da coleção MATERIA. Fotografia: D.R.

TIPSY, do designer japonês Keiji Takeuchi, integra a coleção MATERIA da Corticeira Amorim, que conta com 24 objetos, de 12 designers

Tipsy, desenvolvida pelo designer japonês Keiji Takeuchi, é a mais recente peça produzida na Corticeira Amorim para a MATERIA, que engloba uma coleção de objetos inéditos de cortiça que se integram nas vivências do dia a dia. O novo suporte para uma garrafa de vinho, junta-se ao SIX – um porta-garrafas desenvolvido por James Irvine apresentado em 2015 – e reforça a ligação da coleção com o mundo do vinho.

Tipsy é uma peça de estética minimalista, que remete para um equilíbrio entre a arte e a funcionalidade e que tira partido das características da cortiça, em particular das suas propriedades táteis.

Keiji Takeuchi, designer japonês que lidera o estúdio de Naoto Fukusawa em Itália, e refere que “o conceito de Tipsy baseia-se na atmosfera típica de um jantar de amigos e no momento de abertura de uma garrafa de vinho. Senti que o mais relevante seria conceber uma peça que, simultaneamente, valorizasse a garrafa e fosse coerente com o mood destes encontros.”

Sobre o material selecionado, o designer acrescenta que “foi intuitivo, imediatamente percebi que TIPSY teria de ser concretizado em cortiça. Antes de mais, há uma longa relação entre a cortiça e o vinho, pelo que a associação se torna inevitável”.

Sublinha ainda que “quando transportada para um objeto de design, a cortiça tem um calor natural e um apelo tátil singulares, características que me fascinaram logo na primeira vez em que me desloquei a Portugal para conhecer as florestas de sobro e este material.”

Tipsy é o 24º objeto a integrar a coleção MATERIA, lançada em 2011 no FuoriSalone em Milão, numa altura em que o papel e a relevância da cortiça enquanto material de eleição para o design de interiores estava ainda longe de ser percecionado.

Com o desenvolvimento deste suporte individual de garrafas, Keiji Takeuchi junta-se a um grupo de designers que aceitaram o desafio da Corticeira Amorim para a coleção MATERIA, como os portugueses Daniel Caramelo, Fernando Brízio, Filipe Alarcão, Miguel Vieira Baptista, Marco Sousa Santos e Pedrita e os internacionais Big-Game, Inga Sempé, James Irvine, Nendo e Raw Edges.

Tipsy vai estar disponível para comercialização a partir do corrente mês em lojas de museus, de design de interiores e mobiliário, com o preço recomendado de 29.90 euros.

O projeto MATERIA é comissariado pela Experimentadesign para a Corticeira Amorim, composto por objetos inéditos de cortiça para o quotidiano, tirando partido das singulares propriedades da matéria-prima.

Investindo no design, que exponencia a relação entre funcionalidade, pertinência e valor estético, esta coleção procura conquistar novos territórios de utilização para a cortiça, revelando a sua versatilidade e mais-valias técnicas e estéticas.

Colocando-a nos contextos e ambientes do dia a dia, MATERIA atualiza a perceção da cortiça, reafirmando o seu potencial para novas e desafiantes aplicações.

Leia mais: Aposta em eventos de design e arquitetura ajuda vendas da Corticeira Amorim

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Assembleia da República. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Gestores elegem medidas para o novo governo

Entrevista DV/TSF com secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Fotografia: PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Ana M. Godinho: “É preciso um compromisso de valorização e subida de salários”

TVI

Cofina avança com OPA sobre 100% da Media Capital por 255 milhões

Outros conteúdos GMG
Designer japonês cria peça para a Corticeira Amorim