Marketing

Dois portugueses dominam no marketing mundial. São das cervejas…

bar

A Business Insider publicou um ranking com os chief marketing officers mais inovadores. Dos 50 escolhidos, dois são portugueses

Há dois portugueses entre os 50 Chief Marketing Officers que dominam ao marketing mundial ao nível da inovação, segundo a norte-americana Business Insider, e os dois trabalham na área das cervejas.

Nuno Telles, na Heineken, e Miguel Patrício, na AB Inbev, são os dois profissionais portugueses que figuram na lista dos 50 melhores marketeers a nível global compilados pela publicação norte-americana.

Antigo responsável de marketing da Sociedade Central de Cervejas, depois de alguns anos como vice-presidente do marketing da Heineken Brasil, onde foi considerado o melhor diretor de marketing em 2012, Nuno Teles está desde 2014 a liderar o marketing do grupo Heineken nos Estados Unidos. Sob a sua alçada tem 11 marcas de cervejas, gerindo um orçamento de 200 milhões de dólares.

Desde então, Teles abandonou a linha de comunicação da Heineken em torno da mensagem To Live Legendary e arrancou com uma nova linha There’s More Behind the Star, tendo o actor Benicio del Toro como protagonista.

Outras do grupo holandês marcas arrancaram com outras linhas de comunicação algumas algo arrojadas e apostando no humor. Em plenas eleições nos Estados Unidos, a Tecate lançou campanha Beer Wall, fazendo humor com a ideia do agora presidente eleito Donald Trump de construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

O anúncio, de acordo com os dados divulgados pela Heineken e citados pela Business Insider, já teve mais de 50 milhões de visualizações e obteve uma reação positiva na ordem dos 86%.

Teles também alterou a distribuição do orçamento do investimento publicitário de algumas marcas. Na Desperados, por exemplo, 25% do orçamento é para o digital, depois de um estudo ter detectado que junto dos millennials anúncio de TV geravam zero de notoriedade enquanto os digitais atingia 23%.

Miguel Patrício é outro marketeer português destacado pela Business Insider. Desde 2012, é o CMO global da AB InBev, a dona da Budweiser e da Stella Artois. O profissional tem pela frente uma tarefa ambiciosa: integrar a SABMiller, que a AB InBev adquiriu em outubro por mais 100 mil milhões de dólares.

 

Sob a sua responsabilidade a Budweiser substituiu o seu nome por America nas garrafas e latas no dia das eleições nos Estados Unidos, a Bud Light fez parceria com a Lady Gaga para uma Dive Bar Tour e patrocina a NFL.

Miguel Patrício é ainda um dos apoiantes da campanha Buy a Lady a Drink, da Stella Artois, que visa chamar a atenção de que em todo o mundo há milhões de pessoas, muitas delas mulheres, que não têm acesso a água potável.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

Turismo vale 16% da atividade económica portuguesa

Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Défice público cai 59% até ao final de outubro

Marco Schroeder

Marco Schroeder renuncia a cargo de CEO da Oi

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Dois portugueses dominam no marketing mundial. São das cervejas…