pintura

É de artista. Conheça o quadro de Picasso que bateu recorde em leilão

Versão "O" é a última das 15 variações da pintura de Delacroix "Les femmes d'Alger"
Versão "O" é a última das 15 variações da pintura de Delacroix "Les femmes d'Alger"

179,36 milhões de dólares. Este é o novo recorde do leilão de uma pintura a nível mundial. A pintura "Les femmes d'Alger (Versão 'O')", de Pablo Picasso, foi leiloada na segunda-feira na Christie's, em Nova Iorque.

A obra é de 1955 e marca o culminar do movimento artístico cubista. O quadro é uma homenagem a Jacqueline, a última das várias mulheres do pintor nascido em Málaga, Espanha, lembra a agência espanhola Efe. A “versão O” é a última das 15 variações da obra de Delacroix “Femmes d’Alger”.

O montante de 179,36 milhões de dólares (160,9 milhões de euros) ficou acima das previsões da leiloeira norte-americana. A Christie’s apontou um valor de venda de 140 milhões de dólares.

Três estudos de Lucian Freud“, uma pintura a óleo do pintor britânico Francis Bacon, passa a ser a segunda obra mais cara de sempre em leilões de arte. Em novembro de 2013 foi arrematada por 142 milhões de dólares.

Fora do mercado de leilões, o quadro mais caro de sempre é “Nafea Faa Ipoipo” (Quando é que te vais casar?, em português), de Paul Gauguin. A pintura a óleo de 1892 foi vendida por 300 milhões de dólares a um colecionador de arte do Qatar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paulo Fernandes, presidente da Cofina

Cofina avança para OPA a 100% da Media Capital

Aviao TAP

TAP reforça rede em outubro: 82 rotas e 666 voos semanais no plano

Fotografia: Manuel de Almeida/EPA

Concorrência foi notificada quinta-feira do reforço do Estado na TAP

É de artista. Conheça o quadro de Picasso que bateu recorde em leilão