Euro 2016

E no Euro, o campeão das audiências foi…

Portugal ganha o Euros 2016. Fotografia: Gerardo Santos / Global Imagens
Portugal ganha o Euros 2016. Fotografia: Gerardo Santos / Global Imagens

Será que foi a final em que Portugal se sagrou campeão o jogo mais visto do Euro 2016? O rescaldo do Euro 2016 em audiências.

Portugal é campeão europeu de futebol, mas ao nível das audiências não foi o Euro 2016 o que mais colou os telespectadores ao ecrã. Foi o Euro 2004.

A competição, em que Portugal perdeu na final para a Grécia, gerou uma média de 3,39 milhões de telespectadores a acompanhar os jogos da Seleção Nacional, face aos 3,2 milhões que acompanharam o Euro 2016. “No global, num total de 24 jogos transmitidos em canal aberto, registou-se uma audiência média por jogo superior a 1,8 milhões de telespectadores, aumentando para 3,2 milhões se olharmos exclusivamente para os encontros com a participação da seleção portuguesa”, destaca a Initiative IPG Mediabrands.

SHARE TV-05

“O Euro de 2008 foi o que apresentou audiências mais baixas, em parte devido à eliminação prematura de Portugal nos quartos-de-final. As edições de 2004, 2012 e 2016 obtiveram resultados mais elevados e próximos entre si, com a equipa das quinas a alcançar a final por duas vezes – 2004 e 2016 – e a meia-final em 2012”, continua.

Na edição deste ano, nem foi a final que reuniu maior número de telespectadores frente ao televisor, mas sim o jogo Portugal vs País de Gales, seguido por uma média de 3,7 milhões de telespectadores, correspondendo a uma audiência total de 5,6 milhões de telespectadores. “Estas audiências mostram que 79.5% dos telespectadores que viam televisão durante o período do jogo estavam sintonizados na RTP1. Este jogo foi também o programa mais visto do ano”, realça a Initiative IPG Mediabrands.

O jogo em que Portugal se sagrou Campeão foi acompanhado por uma média de 3,68 milhões de telespectadores, um share de 81,2% à RTP1. Mas para esta aparente quebra há um elemento determinante: “O facto deste jogo ter registado uma audiência média inferior ao jogo da meia-final, terá a ver com o visionamento fora de casa – não medido pelos audímetros – e que, num jogo desta natureza e num domingo à noite, terá sido potenciado. Note-se no entanto, que este foi o jogo que registou maior share de audiência”, ressalva a Initiative IPG Mediabrands.

SHARE TV-08

O terceiro mais visto foi o jogo que Portugal vs Polónia, com uma audiência média acima dos 3,6 milhões de telespectadores e um share de 73.1%.

Excluindo os jogos da Seleção, França e Alemanha foram as equipas mais acompanhadas pelos portugueses. O encontro entre as duas seleções nas meias-finais foi o 7.º jogo mais visto.

RTP1 ganha share

A RTP1 foi o único canal em sinal aberto a transmitir o Euro 2016 e ganhou audiências e share face aos concorrentes. Durante o Euro 2016, o canal público registou um share médio de 21%, mais 6,8 pontos percentuais face à média de maio. A RTP1 ficou apenas a 0,2 pp da TVI que mantém a liderança, embora o canal de Queluz tenha sido aquele que mais perdeu audiências no período da competição quando comparado com maio. A SIC surge na terceira posição com 17,7% de share médio. A Sport Tv que transmitiu todos os jogos do Euro 2016 teve um aumento de share de 0,3 pp, passando a ter um share de 0,7% do campeonato.

SHARE TV-06

Os jogos da Seleção foram o principal impulsionador das audiências da estação pública. “A RTP1 alcançou a liderança dos canais abertos nos dias em que transmitiu jogos de Portugal, registando um share total dia acima dos 30% em todos os encontros a partir dos oitavos-de-final. O canal público ultrapassou mesmo o somatório dos canais pay TV nos jogos Polónia x Portugal e na final Portugal x França. A estação destacou-se ainda nos dias 2 e 6 de julho com a transmissão dos jogos Alemanha x Itália e Alemanha x França, respetivamente”, destaca a Initiative IPG Mediabrands.

SHARE TV-07

Análise feita com base nos dados facultados pela Initiative/ IPG Mediabrands. Acompanhe as audiências do Euro 2016 aqui.

  • *Com infografia de Telmo Fonseca
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

SaudiAramco

Petrolífera Aramco consegue maior entrada em bolsa da história

Outros conteúdos GMG
E no Euro, o campeão das audiências foi…