EDP é a marca mais valiosa de Portugal: 2,4 mil milhões de euros

Campanha da EDP de cartazes
Campanha da EDP de cartazes

A EDP voltou este ano a liderar o ranking da Brand Finance como a marca mais valiosa.

O estudo valorizou a marca/empresa em 2,4 mil milhões de euros, valor que no entanto representa uma descida de 10% em relação ao ano anterior.

Galp Energia, Portugal Telecom, Pingo Doce e Tap completam o top 5 das marcas mais valiosas. Com a excepção da Galp Energia (+7%) e TAP (+10%) todas as marcas registam quebras na sua valorização em relação ao ano anterior.

Do top 10 destaque pela positiva para a entrada da Mota-Engil que, num ano salta do 16º para o 9º lugar, valorizando 28%, para os 343 milhões de euros. Contudo, marcas como a TMN (-61%), Continente (-58%) e Caixa Geral de Depósitos (-49%) registam quebras significativas em relação ao ano anterior

(ver infografia)

João Baluarte, partner da Brand Finance Iberia, justifica as quebras ocorridas em marcas de referência. O estudo, descreve, é feito com base em informação financeira das empresas disponível na Bloomberg, bem como no índice de força da marca, realizado pelo Reputation Institute, com base numa amostra de 12 mil pessoas a nível mundial. Os resultados das marcas sofreram sobretudo o impacto dos aspectos financeiros. “O risco associado à economia portuguesa foi o grande contributo para as quebras das empresas portuguesas, sobretudo a banca, sector debaixo de fogo”, diz.

O estudo partiu de um universo de 3.500 empresas, destas foram escolhidas este ano 144 empresas/marcas nacionais das quais resultou um ranking de 50 marcas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
EDP é a marca mais valiosa de Portugal: 2,4 mil milhões de euros