Essência do Vinho

Essência do Vinho arranca quinta-feira com mais de três mil vinhos em cima da mesa

Essência do Vinho espera milhares de visitantes
Essência do Vinho espera milhares de visitantes

A 12ª edição da Essência do Vinho começa quinta-feira e termina domingo. O evento reúne "mais de três mil vinhos de 350 produtores portugueses e estrangeiros" e tem 14 provas comentadas. O Palácio da Bolsa, no Porto, volta a receber o acontecimento.

No primeiro dia e ainda antes das portas serem abertas ao público, mais de 40 especialistas estrangeiros e portugueses avaliarão, em prova cega, 56 vinhos brancos, tintos e generosos portugueses pré-selecionados pelo painel de provas da revista Wine para elegerem os 10 melhores.

A organização explica que “os oito vinhos tintos, o branco e o generoso que obtiverem as melhores classificações irão constituir o ‘Top 10 vinhos portugueses’, que será anunciado no dia seguinte

Na mesma altura, a Câmara do Porto entregará os prémios Best Of Wine Tourism 2015 aos vencedores portugueses. O Museu do Douro, na Régua, foi um dos vencedores, na categoria de Arte e Cultura.

É também no dia inaugural que terá lugar a prova comentada “Moscatéis de Sonho”, que reunirá vinhos desta casta de Setúbal e do Douro, alguns com mais de cem anos. Um desses vinhos é o José Maria da Fonseca Moscatel Superior 1911, que foi considerado recentemente o “Vinho do Ano 2014” pela Wine.

Essa prova destina-se essencialmente ” a especialistas que a organização convidou e apenas quatro lugares são para o público, custando cada um 250 euros. Fonte da organização disse à Lusa que os ingressos para esta prova já foram vendidos e que a receita reverte para a Associação Bagos D’ Ouro, que tem como missão apoiar crianças e jovens carenciados do Douro.

O acesso às outras provas comentadas custa entre 25 e 50 euros.

A carregar player...

Poucas horas depois, segue-se a prova de vinhos do Porto brancos velhos comentada pelo diretor do departamento de provas do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Bento Amaral. Diz o próprio IVDP que estes vinhos apresentam também “um grande potencial de envelhecimento” e estão a conquistar produtores, especialistas e consumidores.

A presença do “pai dos vinhos de gelo do Canadá”, Donald Ziraldo, é outro dos destaques da Essência do Vinho 2015 e do primeiro dia deste evento. Ziraldo também já faz vinhos no Douro e propõe-se combiná-los com os vinhos de gelo.

Nos três dias seguintes, haverá provas de “grandes clássicos” do Alentejo, de “grandes tintos” do Douro, de vinhos do Porto da casa Fonseca Guimaraens, que este ano faz 200 anos, e de “dois dos mais emblemáticos produtores” de vinhos da Madeira, Barbeito e Henriques & Henriques.

Tal como nas edições anteriores, a Essência do Vinho 2015 presta atenção à relação entre o vinho e a comida promovendo as chamadas “harmonizações”, que contam com a participação de quatro conhecidos “chefs”. Este ano João Rodrigues, Pedro Lemos, Ricardo Costa e Vítor Matos marcarão presença, todos distinguidos com estrelas Michelin.

A 12ª edição da Essência do Vinho conta com o apoio da Associação Comercial do Porto. O bilhete para o evento custa 20 euros e dá direito a um copo para provar os mais de três mil vinhos disponíveis. Veja aqui o programa completo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Linhas de crédito anti-covid ainda podem vir a pesar muito nas contas públicas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Essência do Vinho arranca quinta-feira com mais de três mil vinhos em cima da mesa