Experimente o Porto neste terraço 360º

Espaço entrou no roteiro turístico e local
Espaço Porto Cruz, inaugurado no número 23 do Largo Miguel Bombarda, ali ao lado do cais de Gaia, há dois anos, é o primeiro e único centro multimédia de vinho do Porto onde os turistas são convidados não apenas a provar, mas também a experienciar o vinho e a região. No quatro andar, o Terrace Lounge 360º é o ponto de passagem obrigatório onde desaguam turistas vindos dos cruzeiros no Douro e também dos portuenses, que ali descobrem fabulosos cocktails com vinho do Porto e, ou, gin."> Espaço entrou no roteiro turístico e local

O Espaço Porto Cruz, inaugurado no número 23 do Largo Miguel Bombarda, ali ao lado do cais de Gaia, há dois anos, é o primeiro e único centro multimédia de vinho do Porto onde os turistas são convidados não apenas a provar, mas também a experienciar o vinho e a região. No quatro andar, o Terrace Lounge 360º é o ponto de passagem obrigatório onde desaguam turistas vindos dos cruzeiros no Douro e também dos portuenses, que ali descobrem fabulosos cocktails com vinho do Porto e, ou, gin.

“O objetivo é levar as pessoas a integrar o vinho do Porto fora das épocas festivas e posso dizer que temos sido bem sucedidos”, comentou Ana Bolina, diretora do Espaço. Desde a abertura e até maio passado, o espaço já recebeu 73.555 visitantes, com um aumento de 57% nos primeiros cinco meses de 2014. E isto traduz-se, também, num aumento de vendas, na loja da entrada. “As nossas caves não ficam nesta zona, são próximas da estação das Devesas e só estão abertas ao público por marcação. Assim, encontrámos um modo de estar perto dos turistas e temos o único centro interativo do vinho do Porto”, congratula-se a diretora.

Aberto todos os dias, exceto às segundas, das 12,30 horas à meia noite e meia – aos domingos encerra às 19 horas -, o terraço ainda é local de realização de eventos empresariais, como o lançamento, hoje à tarde, do portal Wine Tourism in Portugal.

As enormes velas que servem de guarda-sol dão ambiente à esplanada, ainda que “alguns clientes peçam para as fechar, para apanharem sol”, como explica Paulo Madaleno, o chefe de bar, enquanto prepara cocktails coloridos e imaginativos (como o gin tónico com a bola de vinho do Porto gelado).

Há quem escolha o terraço para almoçar (o menú inclui refeições leves, como saladas, petiscos e sobremesas), ainda que, no piso inferior, o restaurante gerido pelo chef Miguel Castro Silva ofereça outras propostas inovadoras que combinam o vinho do Porto com ingredientes inesperados.

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No Terrace Lounge 360º, a hora de maior afluência começa às 16 horas, quando o cenário convida a fotografias enquadradas com a Ribeira do Porto ou a ponte D. Luís. Entre as mesas e cadeiras ou os sofás baixinhos com mesas de centro, famílias com filhos, casais de namorados e grupos de turistas mais velhos partilham o espaço, entoam brindes e trocam os copos para provar os diferentes cocktails com preços a partir de 6 euros (com vinho do Porto e fruta, por exemplo) e de 10 euros (vinho do Porto com gin tónico) ou vinho a copo: do Porto (de 1,5 euros a 16 euros) ou branco, rosé ou tinto, todos da marca Dalva, a insígnia do grupo Porto Cruz que venceu a regata de rabelos deste ano. Em breve, “haverá também sangrias com vinho do Porto, porque a ideia é haver sempre novidades”, desvenda Paulo Madaleno.

Quando cai a noite, durante o verão o terraço é ainda palco de animação: às quartas-feiras, a partir das 19 horas e até à meia noite e meia, o DJ Tiago Baptista anima a Sunset Party; às quintas-feiras, a partir das 22 horas, é noite de jazz; e, na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 22 horas, ouve-se e dança-se milongas. “Sentimos que estamos, cada vez mais, na agenda dos locais (47% dos visitantes são portugueses) e também na rota dos turistas estrangeiros (53%)”, conclui Ana Bolina.

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