Experimente o Porto neste terraço 360º

Espaço entrou no roteiro turístico e local
Espaço Porto Cruz, inaugurado no número 23 do Largo Miguel Bombarda, ali ao lado do cais de Gaia, há dois anos, é o primeiro e único centro multimédia de vinho do Porto onde os turistas são convidados não apenas a provar, mas também a experienciar o vinho e a região. No quatro andar, o Terrace Lounge 360º é o ponto de passagem obrigatório onde desaguam turistas vindos dos cruzeiros no Douro e também dos portuenses, que ali descobrem fabulosos cocktails com vinho do Porto e, ou, gin."> Espaço entrou no roteiro turístico e local

O Espaço Porto Cruz, inaugurado no número 23 do Largo Miguel Bombarda, ali ao lado do cais de Gaia, há dois anos, é o primeiro e único centro multimédia de vinho do Porto onde os turistas são convidados não apenas a provar, mas também a experienciar o vinho e a região. No quatro andar, o Terrace Lounge 360º é o ponto de passagem obrigatório onde desaguam turistas vindos dos cruzeiros no Douro e também dos portuenses, que ali descobrem fabulosos cocktails com vinho do Porto e, ou, gin.

“O objetivo é levar as pessoas a integrar o vinho do Porto fora das épocas festivas e posso dizer que temos sido bem sucedidos”, comentou Ana Bolina, diretora do Espaço. Desde a abertura e até maio passado, o espaço já recebeu 73.555 visitantes, com um aumento de 57% nos primeiros cinco meses de 2014. E isto traduz-se, também, num aumento de vendas, na loja da entrada. “As nossas caves não ficam nesta zona, são próximas da estação das Devesas e só estão abertas ao público por marcação. Assim, encontrámos um modo de estar perto dos turistas e temos o único centro interativo do vinho do Porto”, congratula-se a diretora.

Aberto todos os dias, exceto às segundas, das 12,30 horas à meia noite e meia – aos domingos encerra às 19 horas -, o terraço ainda é local de realização de eventos empresariais, como o lançamento, hoje à tarde, do portal Wine Tourism in Portugal.

As enormes velas que servem de guarda-sol dão ambiente à esplanada, ainda que “alguns clientes peçam para as fechar, para apanharem sol”, como explica Paulo Madaleno, o chefe de bar, enquanto prepara cocktails coloridos e imaginativos (como o gin tónico com a bola de vinho do Porto gelado).

Há quem escolha o terraço para almoçar (o menú inclui refeições leves, como saladas, petiscos e sobremesas), ainda que, no piso inferior, o restaurante gerido pelo chef Miguel Castro Silva ofereça outras propostas inovadoras que combinam o vinho do Porto com ingredientes inesperados.

2

No Terrace Lounge 360º, a hora de maior afluência começa às 16 horas, quando o cenário convida a fotografias enquadradas com a Ribeira do Porto ou a ponte D. Luís. Entre as mesas e cadeiras ou os sofás baixinhos com mesas de centro, famílias com filhos, casais de namorados e grupos de turistas mais velhos partilham o espaço, entoam brindes e trocam os copos para provar os diferentes cocktails com preços a partir de 6 euros (com vinho do Porto e fruta, por exemplo) e de 10 euros (vinho do Porto com gin tónico) ou vinho a copo: do Porto (de 1,5 euros a 16 euros) ou branco, rosé ou tinto, todos da marca Dalva, a insígnia do grupo Porto Cruz que venceu a regata de rabelos deste ano. Em breve, “haverá também sangrias com vinho do Porto, porque a ideia é haver sempre novidades”, desvenda Paulo Madaleno.

Quando cai a noite, durante o verão o terraço é ainda palco de animação: às quartas-feiras, a partir das 19 horas e até à meia noite e meia, o DJ Tiago Baptista anima a Sunset Party; às quintas-feiras, a partir das 22 horas, é noite de jazz; e, na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 22 horas, ouve-se e dança-se milongas. “Sentimos que estamos, cada vez mais, na agenda dos locais (47% dos visitantes são portugueses) e também na rota dos turistas estrangeiros (53%)”, conclui Ana Bolina.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Usados-carros-dicas-26d88f95262fb04408cf1721d918f6efc0da028d

São feitos quase 600 créditos por dia para comprar carro

Rendas da energia pesam 80 euros na conta da luz em 2018

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

CML admite comprar 11 prédios da Segurança Social

Outros conteúdos GMG
Experimente o Porto neste terraço 360º