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Frederico Roberto é que sabe. 5 anúncios para chorar por mais

Frederico  Roberto
Frederico Roberto

O creative director da londrina VML escolheu as cinco campanhas que marcaram 2016.

Frederico Roberto, desde junho creative director da londrina VML, reviu o ano e escolheu para o Dinheiro Vivo as cinco campanhas que marcaram o ano. Tem de tudo um pouco e arranca com um anúncio épico. Ora veja qual.

As escolhas de Frederico Roberto

“Listas. Como sempre debatíveis e subjetivas. Mas ao criar esta reparei que tinha feito uma seleçāo eclética. E esta é uma justificação elaborada a posteriori. O meu Top 5 de 2016 tem trabalhos que tiveram impacto na cultural popular, que elevaram o craft e o storytelling das marcas e/ou que foram corajosas na sua abordagem

Campanha: Rule Yourself

Anunciante: Under Armour

Agência: Droga5

Costumo dizer que tenho um KPI criativo, humano e irracional, quando vejo uma campanha, tenho uma ideia ou a equipa trabalha forte e desenvolve algo com pés e cabeça: “se os pelos do meu pescoço e braços se eriçarem, então estamos perante algo bom. Muito bom.” A campanha Rule Yourself – toda ela, mas em particular aqui, o spot do Phelps – é toda ela sublime: a direçāo de fotografia, a montagem, a história do atleta – que regressa uma última vez para fazer História – e a música, (oh, a música!) dos The Kills “The Last Goodbye” …está tudo tão alinhado que é, isso mesmo, arrepiante.

 

Campanha: Kenzo World

Anunciante: Kenzo

Agência: Framework

Spike Jonze copiou-se a si próprio – já tinha realizado “Weapon of Choice” com Christopher Walken em 2000 – e criou uma obra-prima cultural que fez todo o mundo falar sobre um spot de perfume, provavelmente a categoria de produtos mais inglória para se fazer algo arrojado. Teve spoofs atrás de spoofs e será referência de criativos nos próximos anos por esse mundo fora.

 

Campanha: Hennessy V.S: The Piccards

Anunciante: Hennessy EUA

Agência: Droga 5

Poucos poderão saber a história desta marca, criada há 250 anos e que tem no seu DNA ser a primeira a acompanhar uma expedição ao Polo Norte. Isto é, o espírito aventureiro enche cada copo do cognac Hennessy V.S. Como tal, celebrar os feitos da família Piccard nāo só é 100% alinhado com a brand proposition como inspira o seu target audience a perseguir os seus sonhos.


Campanha: Shoulders of Giants

Anunciante: Nissan

Agência: TBWA\Chiat\Day

Esta campanha tem como grande trunfo a deferência que apresenta para com as marcas concorrentes. Sem nunca ser paternalista ou com falsa modéstia, a Nissan teve a coragem de fazer um tributo à Chevrolet, Ford e Dodge e conseguir sair por cima. Brilhante.

 

Campanha: The Tale of Thomas Burberry

Anunciante: Burberry

Agência: Inhouse Burberry

Quando milhares de pessoas dizem que querem ver mais duas horas de um spot de três minutos, fica atestada a competência e qualidade de uma campanha. A história da marca Burberry, que nos anos 90 teve uma crise de identidade e só há oito recuperou a credibilidade, é contada com requintes épicos e toques de quadra festiva.

 

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