Fotogaleria

Livro. Truques de 1890 que podem salvar a sua vida em 2016

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Sabia que o gengibre pode ser usado para desentupir o nariz? Ou que uma simples bola pode deixar a roupa mais fofa? Descubra os truques das avós

Está na cozinha. Ali à mão de semear tem uma raiz de gengibre que usa, volta e meia, para temperar a comida. À medida que a constipação toma conta de si, dirige-se para a caixa de medicamentos.

Mas espere. Sabe o que é que a sua avó faria? Esquecia o comprimido e punha água a ferver para preparar uma compressa com o gengibre – raiz que tem uma séria de propriedades naturais e que ajuda a atenuar inflamações.

Este é só um dos muitos exemplos do livro “Truques Antigos para Tempos Modernos”, de Rachelle Blondel, editado em Portugal pela Editorial Presença.

Dividido em quatro capítulos diferentes – “Casa e lar”, “No jardim e na horta”, “Saúde natural” e “Beleza natural” – tem perto de 80 receitas com cheirinho a almanaque. A verdade é que não é preciso recuar assim tanto na nossa própria árvore genealógica para encontrar alguém que sempre soube usar o que estava à mão para resolver os problemas do dia-a-dia.

Dividido em quatro capítulos diferentes - "Casa e lar", "No jardim e na horta", "Saúde natural" e "Beleza natural" – tem perto de 80 receitas com cheirinho a almanaque.

Dividido em quatro capítulos diferentes – “Casa e lar”, “No jardim e na horta”, “Saúde natural” e “Beleza natural” – tem perto de 80 receitas com cheirinho a almanaque.

Um dos truques que Rachelle Blondel ensina – tratamento capilar com ovo – é bem capaz de já ter sido experimentado por uma tia que ainda não tenha feito os 80 anos. Até talvez por si, quando era mais pequena. Mas quantas pessoas da nova geração já fizeram o teste de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio?

Apresentado como se fosse um manual de receitas, de fácil consulta, este livro é também uma viagem ao tempo em que tudo acontecia mais devagar. Aos tempos em que a roupa não passava diretamente da máquina de lavar para a de secar, mas em que havia tempo para fazer bolas de secagem – as que se lavam no meio da roupa e que têm o condão de absorver a eletricidade estática e de reduzir os vincos.

E já que falamos de roupa… Sabia que cascas de ovo, se forem adicionadas à lavagem, deixam a sua roupa mais branca? Atenção: têm de ir dentro de um saquinho de musselina, se não o resultado pode ser catastrófico…

1507-1

Ficha de livro: “Truques Antigos Para Tempos Modernos” | Rachelle Blondel | Editorial Presença | 14,31€

Se tiver uma máquina de costura (ou se gostar de coser à mão), “Truques Antigos para Tempos Modernos” também ensina a reutilizar roupa, lençóis e panos velhos para fazer, por exemplo, um cobertor ou um saco para ir às compras.

A lista de truques é longa: como limpar sem químicos, lava-tudo de laranja, dicas para manter a roupa branca imaculada, cuidar de frascos e garrafas, acendalhas ecológicas, máscara de sementes de girassol, tónico antiacne…

Para amostra, fica a receita de spray para perfumar a roupa que, entre os ingredientes, conta com vodka.

  • Spray para perfumar a roupa
  • Ingredientes
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 30 ml de água a ferver
  • 50 ml de amaciador para a roupa sem cheiro
  • 60 ml de vinagre branco
  • Algumas gotas de óleo essencial
  • 10 ml de vodka
  1. Num recipiente ou num jarro grande dissolva o bicarbonato de sódio na água quente e junte o amaciador da roupa.
  2. Depois, adicione gradualmente o vinagre pois irá reagir com o bicarbonato de sódio.
  3. Quando terminar a efervescência, misture os óleos essenciais na vodka e, depois, adicione esta mistura aos outros ingredientes. Transfira para um pulverizador.
  4. Agite e pulverize quando necessário… (é melhor fazer um teste numa zona não visível da sua roupa preferida ou dos sofás novos)
  5. xx
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

O secretário Geral do Partido Socialista, António Costa (C) acompanhado pelo cabeça de lista do PS às eleições Europeias, Pedro Marques (E) e pelo Socialista Mário Centeno (D) num jantar comício em Setúbal no âmbito da campanha para as Eleições Europeias 2019. 22 de maio de 2019. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

O ministro das Finanças, Mário Centeno, discursa na  Convenção Nacional do PS a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa, 20 de julho de 2019.  O Partido Socialista apresenta as suas propostas para as eleições legislativas de outubro, como conclusão das sessões organizadas sob o lema "Porque #TodosDecidem". MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Centeno. “No programa do BE passamos do fazer acontecer para fazer desaparecer”

Outros conteúdos GMG
Livro. Truques de 1890 que podem salvar a sua vida em 2016