Bebidas

Garrafa da Coca-Cola faz 100 anos

Foto: D.R.
Foto: D.R.

Um ícone global, que inspirou momentos no cinema, no design, nas belas-artes e no quotidiano de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Esta é uma das muitas definições para a icónica garrafa contour da Coca-Cola, que faz 100 anos, esta segunda-feira.

Criada por Root Glass Company, de Terre Haute, Estado do Indiana, EUA, a garrafa nasce de um briefing claro: “Um design tão distinto que pudesse ser reconhecido apenas pelo toque e tão único que pudesse ser identificado mesmo quando estilhaçado no chão.”

A Portugal, a garrafa chegou em 1977 através do histórico slogan publicitário “Coca-Cola, a tal”, presente numa série de anúncios na qual a protagonista era a própria garrafa contour.

Um design tão distinto que pudesse ser reconhecido apenas pelo toque e tão único que pudesse ser identificado mesmo quando estilhaçado no chão

O primeiro ano da marca em Portugal “convidou os portugueses a desfrutar o seu lado mais refrescante e delicioso e demonstrou que os melhores momentos da vida merecem ser celebrados com um brinde de Coca-Cola”, refere a marca em comunicado.

“Ao longo dos últimos 100 anos, a garrafa da Coca-Cola evoluiu de uma embalagem funcional para um ícone da cultura pop global”, reforça Katie Bayne, vice-presidente de Global Sparkling Brands da Coca-Cola Company. “Este ano, celebramos o legado da garrafa e o importante papel que desempenha no nosso negócio, de hoje e do futuro”, acrescenta.

Ao longo dos últimos 100 anos, a garrafa da Coca-Cola evoluiu de uma embalagem funcional para um ícone da cultura pop global

O portfólio da companhia Coca-Cola inclui outras marcas avaliadas em 12 mil milhões de dólares, como Coca-Cola Light, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero, Vitaminwater, Powerade, Minute Maid e Georgia Coffee.

Globalmente, a marca tem mais de clientes em mais de 200 países, totalizando cerca de 1,6 mil milhões de garrafas vendidas por dia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

ensino escola formação

Estes são os empregos e as competências mais procuradas em Portugal

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Garrafa da Coca-Cola faz 100 anos