NASA

Há vida em Marte? Internet ao rubro com fotografia misteriosa

ng3886989

O robot Curiosity foi enviado para Marte em 2011 em busca de sinais de vida. Nas últimas semanas uma fotografia - tirada pelo robot em 2012 e publicada pela Nasa no mesmo ano - começou a dar polémica e a alimentar a crença de quem julga existir vida em Marte: essa imagem contém aquilo que aparenta ser uma sombra de um astronauta junto do aparelho.

A existência de vida em Marte é um tema que divide opiniões e quem tem motivado diversas investigações científicas. Mas agora, uma foto capturada por uma sonda espacial da NASA veio introduzir um novo capítulo na história.

Os defensores da existência de vida no planeta vermelho alegam que numa imagem capturada recentemente – e divulgada no site da NASA – está presente a sombra de um astronauta junto do rover.

2

Os adeptos da possibilidade da existência de vida, eventualmente humana, em Marte argumentam que a sombra é a de alguém inclinado sobre o Curiosity, como se estivesse a repará-lo. A sombra parece mostrar uma botija de ar nas costas do “astronauta”, que, no entanto, aparenta não usar capacete.

Vários cientistas já negaram esta interpretação, considerando tratar-se de pura imaginação.

Esta interpretação da imagem da NASA está presente num site que se dedica à observação de ÓVNIS e é suportada por vários estudos anteriores sobre o tema.

A NASA anunciou recentemente que nas próximas décadas pretende enviar seres humanos a Marte numa nova nave espacial que está a ser testada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Há vida em Marte? Internet ao rubro com fotografia misteriosa